Com investimento de mais de R$ 150 milhões, novo CD utiliza solução robótica, é uma construção verde e oferece capacitação feminina
Uma das maiores companhias de beleza do Brasil, o Grupo Boticário iniciou a operação do seu mais recente Centro de Distribuição, instalado na cidade de Cajamar. O espaço tem em torno de 30 mil m² e atenderá pedidos de todo o Brasil para o marketplace Beleza na Web, além de realizar entregas em São Paulo para a operação B2B da companhia. A expectativa da empresa é de reduzir em 50% o tempo de entrega dos produtos com o novo espaço.
“Cajamar é um ponto estratégico para a logística do Grupo Boticário. A nova unidade irá contribuir para a diminuição do tempo de entrega dos produtos, melhorando ainda mais o nível da qualidade do serviço de atendimento para nossos clientes”, afirma Sergio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
Novo CD: tecnologia com robôs
O investimento para a construção do novo Centro de Distribuição foi de, aproximadamente, R$ 150 milhões. Uma das inovações da nova unidade é a utilização da tecnologia AutoStore, solução robótica compacta de armazenamento e separação de peças que se adapta às demandas da operação B2B. A previsão é que os robôs consigam separar 500 mil produtos por dia e armazenar mais de 16 milhões de peças.
Em relação ao marketplace Beleza Web, a expectativa é que a nova unidade atenda mais de 12 mil pedidos por dia. A estrutura comporta separação de mais de 40 mil peças por dia e possibilidade de manter mais de 5 mil porta pallets. Isto significa um armazenamento de mais de 8 milhões de peças.
Empregos e capacitação feminina
Além do Centro de Distribuição, o Grupo Boticário aproveitou para lançar mais um Polo de Beleza. Segundo a empresa, ele tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das regiões, criando oportunidades para a beleza transformar a vida das pessoas e o mundo ao nosso redor.
Com a nova instalação, por exemplo, o Grupo Boticário emprega diretamente mais de 400 pessoas na região, além de 250 de forma indireta. A empresa também oferece oportunidades de capacitação profissional de forma gratuita, em parceria com o Senai e a Prefeitura de Cajamar. As vagas são direcionadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social e residentes na cidade. Mais de 50 já concluíram o curso de auxiliar de logística e algumas destas profissionais foram contratadas para trabalhar no CD.

Construção verde
O novo Centro de Distribuição recebeu paredes construídos com 32 toneladas de resíduos recicláveis. Desse total, mais de 1,6 toneladas vêm do programa de logística reversa do Grupo Boticário, como o BotiRecicla.
As práticas sustentáveis do local incluem: reutilização de caixas de papelão de outros CDs para armazenamento; uso de capas bigbelt 100% reutilizáveis para substituir o stretch, resultando numa redução de 60 toneladas de plástico; substituição do plástico bolha pelo papel kraft reciclado para o preenchimento das caixas do e-commerce; docas vazadas e climatização natural que garantem conforto térmico; além de placas solares para a geração de energia.
Com a construção verde e estas práticas sustentáveis, o novo Centro de Distribuição do Grupo Boticário ganhou a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Silver. A certificação LEED é uma das mais reconhecidas em sustentabilidade de empreendimentos do mundo.


—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.