giro

Café fake: governo lista 3 marcas impróprias para consumo

O pó de café destas fabricantes não é o comum e pode confundir o consumidor na hora da compra; confira mais detalhes sobre o caso
café fake
Entre as irregularidades detectadas está a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido (Divulgação/Pexels)

O pó de café destas fabricantes não é o comum e pode confundir o consumidor na hora da compra; confira mais detalhes sobre o caso

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta, na sexta-feira (23), sobre os riscos aos consumidores em relação a marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para o consumo humano.  Os itens são conhecidos como “cafés fakes” pelos consumidores.

Segundo o órgão, três marcas foram desclassificadas após análises laboratoriais confirmarem o descumprimento dos padrões estabelecidos na Portaria nº 570, de 09 de maio de 2022. São elas: “Melissa”, Pingo de Ouro” e “Oficial”.

O pó de café destas empresas não é o comum e pode confundir o consumidor na hora da compra. Os produtos tentam imitar as embalagens de marcas famosas, mas contém em sua descrição “pó para preparo de bebida sabor café”, em letras pequenas, na parte inferior dos pacotes. Além disso, são mais baratos.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Café fake: mais informações sobre as bebidas

Três marcas foram vetadas pelo Ministério da Agricultura (Divulgação/Pexels)

A presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, bem como níveis de microtoxinas superiores ao tolerado pela legislação vigente, estão entre as irregularidades detectadas. “Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, afirma o Ministério.

O órgão já determinou o recolhimento dos produtos impróprios.

Veja, abaixo, a lista dos cafés impróprios para consumo:

Café fake: governo lista 3 marcas impróprias para consumo

(Divulgação/MAPA)

Orientação para os consumidores

O Ministério da Agricultura e Pecuária orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. É possível solicitar a substituição do produto com base nas disposições do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, caso estas marcas de café ainda estejam sendo comercializadas, o Mapa solicita que o consumidor comunique o ocorrido por meio do canal oficial Fala.BR. É necessário informar o nome e o endereço do estabelecimento onde foi realizada a compra ou encontrado o produto.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.