A glória no taekwondo veio por meio de Edival Pontes, o Netinho, enquanto o triunfo do vôlei se deu com a dupla Ana Patrícia e Duda
O Brasil conquistou duas grandes vitórias, nos Jogos Olímpicos de Paris, nesta quinta-feira (08). O país foi bronze no taekwondo e também é finalista no vôlei de praia feminino com a dupla Ana Patrícia e Duda.
A glória no taekwondo veio por meio de Edival Pontes, o Netinho. Superado pelo jordaniano Zaid Kareem na primeira rodada, o esportista teve a oportunidade de disputar a repescagem devido à classificação do algoz para a disputa pelo ouro.
O atleta não desperdiçou a segunda chance. Após oito horas de espera, venceu duas lutas pela categoria até 68kg. A luta que consagrou a volta por cima de Netinho foi contra o espanhol Javier Polo Perez, vencida por 2 rounds 1 pelo brasileiro, com emoção até o último segundo.



Edival Pontes “Netinho”, ganhou a medalha de bronze (Wander Roberto/COB)
Esta é a 15º medalha do Brasil na capital francesa e a terceira do taekwondo brasileiro nos Jogos. Antes de Netinho subiram ao pódio olímpico Natalia Falavigna, bronze em Pequim 2008, e Maicon Andrade, também bronze na Rio 2016.
Maria Clara Pacheco, estreante de 21 anos, se despediu nas quartas de final da categoria até 57kg. Venceu o primeiro combate e quase passou pela esportista número 1 do mundo, a chinesa Zongshi Luo, mas foi superada e, posteriormente, eliminada, com a derrota da algoz nas semifinais.
Leia Mais: Olimpíadas: MP isenta imposto sobre prêmios recebidos por medalhistas
Nesta sexta-feira (09) outros dois brasileiros estarão em ação no taekwondo. Caroline Santos, a Juma, estreará na categoria até 67kg diante da tailandesa Sasikarn Tongchan, enquanto Henrique Marques lutará na categoria até 80kg tendo o jordaniano Saleh Elsharabaty como adversário no primeiro combate.
Além do taekwondo, Brasil vai para final do vôlei de praia feminino
As jogadoras Ana Patrícia e Duda estão na final do vôlei de praia feminino nas Olimpíadas de Paris 2024. A brasileiras venceram as australianas Mariafe e Clancy, nesta quinta-feira (8) por 2 sets a 1 [20/22, 21/15 e 15/12] e garantiram a vaga na disputa final.
O embate foi frenético e cheio de emoção na Arena Torre Eiffel, na capital francesa. Ana Patrícia e Duda foram bem no primeiro set, mas levaram a virada na final. As brasileiras venceram tranquilamente o segundo set e o tie-break foi repleto de rallys, o que resultou em uma vitória melhor para o Brasil.
Ao longo de toda a competição, dupla brasileira não havia perdido nenhum set antes da partida desta quinta-feira. Elas vinham de cinco vitórias por 2 sets a 0 nas fases anteriores.





As brasileiras vão enfrentar Brandie Wilkerson e Melissa Paredes na final (Gaspar Nóbrega/COB)
Líderes do ranking mundial, Ana Patrícia e Duda farão a sua primeira final olímpica. Elas formaram a dupla após as Olimpíadas de Tóquio-2020.
Nesta decisão, as brasileiras vão enfrentar as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Paredes, que eliminaram a dupla da Suíça, Nina Brunner e Tanja Huberli, por 2 a 1. A final está marcada para esta sexta (9), as 17h30 (de Brasília).
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin
*com informações do portal de notícias UOL.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.