A linha 24-Arco Oeste sairá de Barueri, nas regiões de Alphaville e Tamboré, e seguirá até a região de Jurubatuba, na capital paulista
Alguns municípios da região oeste da Grande SP que integram o consórcio de cidades Ciaoeste poderão ser contemplados com mais uma opção de transporte público. Segue em estudo pelo governo do estado de São Paulo, a implantação da Linha 24-Arco Oeste e que contaria com administração Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).
Segundo o projeto, o itinerário terá ponto de partida na cidade de Barueri, nas regiões de Alphaville e Tamboré, e seguirá até a região de Jurubatuba, na zona sul da capital paulista, onde se conectará com a Linha 25 – Arco Sul, com custos estimados em R$ 30.993,69 milhões.
De acordo com as análises para a elaboração do Plano Integrado de Transporte Urbano (PITU) de 2040, feito pelo governo paulista para implantar novos meios de locomoção na Região Metropolitana de SP (RMSP), a linha 24 terá aproximadamente 33 quilômetros e terá um tempo de obra de até nove anos.
Leia Mais: Barueri: Furlan reajusta salário-base para R$ 2,3 mil
Mais detalhes da linha em Barueri e região
Ao GIRO, a Secretaria Estadual de Transportes Urbanos (STM-SP) explicou que o PITU está em fase de consolidação da alternativa escolhida e refinamento das propostas. Nesta etapa, são definidas as características dos modais com base na demanda prevista em cada linha.
O trajeto ainda poderá ter conexões nas cidades de Carapicuíba, Osasco, Cotia e na capital paulista. A previsão de conclusão da obra será em 2040.
Leia Mais: Barueri lança “Casa do Trabalhador no seu bairro” com mais de 100 vagas
“A Linha 24-Arco Oeste está em fase de estudo e as cidades que serão atendidas pela linha ainda não estão definidas. Assim como o tipo de modal e a capacidade de passageiros. A previsão é que a linha Arco Oeste seja integrada com as linhas: 4-Amarela, 5-lilás, 8-Diamante, 22-Marrom e 25-Arco Sul”, reiterou a Secretaria Estadual de Transportes Urbanos.
Linha 22-Marrom em Cotia e Osasco
Outra obra esperada para melhorar a mobilidade das cidades da Região Oeste da Grande São Paulo é a Linha 22-Marron do Metrô. O itinerário contará com estações nos municípios de Cotia e Osasco.
Em resposta à reportagem, a Secretaria Estadual de Transportes Urbanos informou que neste ano o governo estadual realizou a assinatura de diversos documentos relacionados à execução do projeto viário.
São eles: o contrato de anteprojeto de engenharia, o estudo de impacto ambiental, o relatório de impacto ambiental, contrato para a execução de investigações geotécnicas/sondagens, mapeamento e o cadastramento de redes de utilidades públicas.
Leia Mais: Santuário de animais em Cotia realiza visita guiada no domingo (29)
O projeto da nova linha ligará Cotia, do Terminal Rodoviário até o bairro do Sumaré, na capital. O trecho também beneficiará a cidade de Osasco com duas estações que devem se chamar Santa Maria e Victor Civita. A ação deve impulsionar o surgimento de novos empreendimentos, tanto comerciais quanto residenciais, em bairros estratégicos das duas cidades.
No total, serão 29 quilômetros de extensão, 19 estações e um pátio de trens, com 52 trens. O objetivo é atender 649 mil usuários por dia. Não foi divulgado o prazo para o início das obras.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.
*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.