Na quinta-feira (21), uma mega operação interditou e lacrou ao menos quatro bares da cidade de Barueri. Esses estabelecimentos promoviam festas com aglomerações e ultrapassaram o horário de funcionamento estipulado pelo Plano São Paulo no combate ao coronavírus, vendendo bebidas e cometendo outras irregularidades. Os locais foram denunciados por munícipes por meio de redes sociais.
A ação foi uma resposta dada à sociedade, indignada com o desrespeito das pessoas que teimam em aglomerar durante a grave pandemia da covid-19, que já causou a morte de mais de 214.000 brasileiros. A operação foi realizada em conjunto entre a Guarda Civil Municipal, ligada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), a Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria de Saúde, a Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) e também a Secretaria de Planejamento e Urbanismo.
A execução envolveu 61 agentes da Guarda, destacados para a fiscalização noturna; a fiscalização diurna envolve 86 agentes de segurança, além do monitoramento por câmeras, já que a fiscalização é feita diariamente. A secretária da SSMU de Barueri, Regina Mesquita declarou que “diuturnamente são realizadas operações desse gênero em todo o município. Para fazer o monitoramento dessas aglomerações, a Guarda faz fiscalização in loco, monitoramento e recebe denúncias por meio dos telefones de emergência”, detalhou. Segundo ela, após as festas de final de ano houve um aumento de 30% nas denúncias da população referentes a aglomerações no município.
Para denunciar
As ações de fiscalização continuarão ocorrendo dia e noite na cidade. Para denunciar a prefeitura de Barueri disponibiliza o APP Barueri/Ouvidoria, o 153 e telefones de emergência da Guarda Municipal: (11) 4198-3205 e 4199-1400.








