Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri: Festival Alphaville de Canto e Piano acontece no domingo (13) e na terça (15), às 20h

Logo Giro
Concerto em 2019 (Divulgação/Arquivo pessoal)

Os recitais voltam aos palcos depois de dois anos parados, trazendo as sopranos Keico Sato, moradora de Alphaville, e a japonesa Eiko Senda, além dos pianistas Cristian Budu e Gabriel Rhein-Schirato

O Festival Alphaville de Canto e Piano está de volta e chega a sua 13ª edição. O tradicional evento foi interrompido nos anos de 2020 e 2021 em virtude da pandemia da covid-19. Serão dois recitais no mês de novembro, no Alphaville Tênis Clube, em Barueri. A novidade é que os concertos contarão com renomados pianistas. O GIRO é um dos apoiadores culturais do projeto e os ingressos custam R$ 100.

No domingo (13), às 20h, o recital de canto e piano recria toda a atmosfera dos salões dos séculos XIX e XX por meio das canções de câmara de conhecidos compositores italianos do gênero. A presença de canções japonesas enriquece o programa, mostrando o quanto elas foram influenciadas pela música europeia.

O recital contará com a apresentação da soprano Keico Sato, moradora de Alphaville, da soprano japonesa Eiko Senda e do pianista Gabriel Hein-Schirato. Ele será dedicado a Alcides Brunini Junior,
idealizador do Concerto em 2008.

Keico Sato tem cantado em concertos e recitais, tendo sido solista frequente de missas solenes. Produziu o concerto do cravista Nicolau de Figueiredo (Paris- França no Theatro São Pedro), o I a XII Concerto Alphaville de Canto e Piano e o I a IX Festival Alphaville de Música de Câmara no Auditório Alphaville em São Paulo, além do Concerto de Celebração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil com Mutsumi Moteki – Piano (EEUU) e Eiko Senda – Soprano (Montevidéu) no Teatro Sérgio Cardoso.

Nascida no Japão, Eiko Senda já apresentou-se mais de 80 vezes em diferentes montagens de Madama Butterfly. Em 2016 ganha uma medalha pela causa para a Paz pela “Federacion de las Mujeres por la Paz Mundial” ( WWPF). A soprano se apresenta frequentemente em concertos patrocinados pelas embaixadas japonesas na América Latina, além de oratórios e missas.

Gabriel Rhein-Schirato tem regido importantes concertos e óperas em várias cidades brasileiras. Possui bacharelado em piano pela Universidade de São Paulo (USP). Cofundador do Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, atuou como regente, professor e coordenador do núcleo entre 2015 e 2020, desenvolvendo trabalho na área pedagógica sobre o repertório operístico.

Na terça-feira (15), às 20h, o recital de piano solo de Cristian Budu propõe um programa que apresenta um panorama com diversos estilos musicais, desde o barroco transcrito, passando por obras menos conhecidas do classicismo vienense e pelas grandes páginas do romantismo alemão. O recital é dedicado a Ricardo Katz de Castro, morador de Alphaville e incentivador dos concertos. No período da tarde, o pianista Cristian Budu realizará uma master class (aula) para estudantes da região.

Cristian Budu se consagrou internacionalmente como uma referência na nova geração da música clássica. Budu é considerado um dos sucessores do renomado pianista Nelson Freire, falecido em 2021. Ele é vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil, a mais importante conquista por parte de um pianista clássico brasileiro nos últimos 30 anos no circuito internacional.

Os ingressos podem ser adquiridos pela chave PIX 29583819000100. Os comprovantes devem ser enviados pelo WhatsApp (11) 963836261.

SERVIÇO

XIII Festival Alphaville de Canto e Piano
Datas: 13 (domingo) e 15 (terça-feira) de novembro
Horário: 20h – Local: Auditório do Alphaville Tênis Clube (ATC) – Alameda Mamoré, 82, Barueri
Ingressos: R$ 100,00

Receba nossas notícias em seu e-mail