Logo Giro

Notícias

Search
Close this search box.
giro

Barueri e Parnaíba estão entre as dez cidades mais competitivas do Brasil

Logo Giro
bem colocada em “Acesso à Educação” e “Capital Humano” (Divulgação/Secom Barueri)

Foram analisados 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2021

Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Barueri conquistou a liderança no Ranking de Competividade dos Municípios, de acordo com estudo para realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Foram analisados 415 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2021.

A cidade destacou-se nos pilares “Sustentabilidade Fiscal” (1º lugar), “Inovação e Dinamismo Econômico” e “Inserção Econômica”. No que diz respeito ao primeiro, o relatório demonstrou que “o município teve significativa melhora e tem seu melhor desempenho relativo em despesa com pessoal (subiu 22 posições e ocupa a 4ª colocação), junto ao seu expressivo e maior avanço em taxa de investimento (subiu 59 posições e ocupa a 9ª colocação).” “Funcionamento da Máquina Pública” e “Meio Ambiente” são alguns dos seus desafios.

“Os principais critérios que compõem a lista do estudo, que são inovação, educação, saúde, sustentabilidade financeira, além do bom funcionamento da máquina pública, são justamente os setores que o município mais investe. Estamos no caminho certo e vamos continuar sempre trabalhando para criar oportunidades para nossa cidade e nossos moradores”, ressalta Joaldo Macedo Rodrigues, secretário de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict).

Santana de Parnaíba aparece em oitavo lugar, caindo uma posição em relação ao ano passado. No pilar “Sustentabilidade Fiscal”, o município ocupa o segundo lugar, queda também de um ponto em 2022. “Saneamento”, “Telecomunicações” e “Meio Ambiente” são alguns dos seus desafios.

Ainda aparecem no ranking Carapcicuíba (269°), Cotia (121°), Itapevi (201°), Jandira (236°), Osasco (34°) e São Roque (149°).

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.