Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri é uma das cidades mais competitiva do país, diz ranking

Logo Giro
O município também ficou na 29ª colocação em “Qualidade da Educação” (Divulgação/Secom Barueri)

O título de Barueri foi conquistado por meio da 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios; saiba mais detalhes

Barueri se consolidou como uma das cidades mais competitivas do Brasil. O título foi conquistado por meio 4ª edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). As informações foram divulgadas nesta terça-feira (2).

A cidade conseguiu se posicionar em 1º lugar nos quesitos “Inserção Econômica” e “Sustentabilidade Fiscal”. Nesses quesitos, são medidos medido a formalidade no mercado de trabalho, a população vulnerável e o crescimento dos empregos formais, a dependência fiscal, a taxa de investimento, a despesa com pessoal e o endividamento das empresas, respectivamente. 

Leia Mais: Barueri abre agenda para castração cães e gatos a partir de quarta-feira (3)

O município conseguiu ainda a 2º colocação em “Inovação e Dinamismo Econômico”. Nesse contexto levaram-se conta os recursos para pesquisa e desenvolvimento científico, os empregos no setor criativo, o crédito per capita, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a complexidade econômica, a renda média e o crescimento da renda média do trabalho formal. 

Barueri: outros dados da pesquisa

Segundo a Prefeitura, o município também ficou na 29ª colocação em “Qualidade da Educação”, na 32ª em Acesso à Educação”, na 56ª em “Capital” e na 62ª em “Segurança”.

Nessa nova edição, o Ranking de Competitividade dos Municípios analisou o total de 410 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes conforme a estimativa do IBGE para o ano de 2021 (7,45% do universo de municípios). 

Barueri é uma das cidades mais competitiva do país, diz ranking
Na classificação geral, Barueri ficou na 3ª posição do Brasil (Divulgação/Secom Barueri)

“Deste total de municípios analisados, 184 pertencem à região Sudeste (44,9% das cidades). Segundo as informações do Ranking, esta região apresenta desempenho excepcional no contexto geral e isso é decorrente da importante atuação dos municípios do Estado de São Paulo. Sendo assim, é importante ressaltar que entre os 100 primeiros colocados, 65% são do Sudeste (65 municípios)”, explicou a gestão municipal barueriense.  

Leia Mais: Barueri 75 anos: confira principais pontos turísticos para visitar

Na classificação geral, e como comparativo das cidades, Barueri ficou na 3ª posição do Brasil e na 2ª da Região Sudeste, à frente apenas da capital de São Paulo. 

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.