giro

Barueri: Câmara aprova projeto que reajusta salário dos professores de Desenvolvimento Infantil

Segundo o prefeito Rubens Furlan, proposta vai regularizar os vencimentos dos PDIs habilitados e não habilitados no magistério; efeito é retroativo a 1º de fevereiro
Após aprovação, Projeto de Lei Complementar seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan (Divulgação/Secom Barueri)

Por unanimidade, os vereadores de Barueri aprovaram na manhã desta terça-feira (15), o Projeto de Lei Complementar 08/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera e inclui tabela salarial no cargo de Professores de Desenvolvimento Infantil (PDIs) em Barueri. Após a aprovação o PLC seguiu para sanção do prefeito Rubens Furlan (PSDB).

A proposta visa regularizar o anexo V da Lei Complementar 383 de 1º de dezembro de 2016, tópico que trata sobre os vencimentos dos profissionais, através do plano de carreira, ou seja, será atualizado os valores para atender a nova legislação. Os efeitos serão retroativos a 1º de fevereiro de 2022. 

“A lei que pretende-se alterar reformula a Lei complementar 367 de 8 de abril de 2016, que dispõe sobre a implantação do pleno cargo, carreira e vencimentos do magistério público de Barueri. Nesse cenário é importante informar que, recentemente, por meio da Lei Complementar499 de 31 de agosto de 2021, houve alteração do regime jurídico do cargo efetivo de Professor de Desenvolvimento Infantil com a sua divisão com profissionais habitados para função de magistério e profissionais não habilitados”, explica a mensagem enviado à Câmara.

Educação no centro das atenções
Na Câmara, a medida foi comemorada pelos vereadores, que destacaram o importante papel dos profissionais que compõem o setor de Educação da cidade. “Elas estão preparando as aulas, formando nossos alunos, então, nada mais justo que essas profissionais conquistarem os mesmos direitos de professores. Essa é uma luta antiga e vamos sempre manter o diálogo e ir ajustando os detalhes para ajudar a categoria”, disse o vereador Alan Miranda (PSDB).

O vereador Thiago Rodrigues (PDT), líder do prefeito na Câmara, também falou sobre a atualização dos vencimentos. “Falar das PDIs é fácil, pois quem lida com crianças precisa do aumento do salário e reconhecimento. E o prefeito entendeu essa necessidade e fico feliz, pois tenho filho e vocês que cuidam deles”, comentou. 

A vereadora Cris da Maternal (PSDB), festejou a conquista da categoria e lembrou que muitas profissionais trabalharam com ela na Educação. “Meu coração está batendo forte por vocês. Algumas dessas profissionais já trabalharam comigo e sempre lutamos por melhorias e respeito para a categoria. Essa profissionais cuidavam da alimentação, do sono, da educação. Além de mães, vocês foram grandes educadores para as nossas crianças. Mérito para vocês e muito sucesso por essa vitória”, finalizou.