giro

Barueri ocupa 1º lugar em Economia no ranking Connected Smart Cities

No ranking geral, o município está na 6ª colocação. Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira também destacaram-se no estudo da Urban Systems
Barueri recebeu quase R$ 41 milhões em quatro repasses em outubro (Uelson Henkell/Giro S/A)

No ranking geral, o município está na 6ª colocação. Santana de Parnaíba, Osasco e Jandira também destacaram-se no estudo da Urban Systems

Barueri, mais uma vez, foi destaque no ranking Connected Smart Cities 2023. Em sua 9ª edição, o ranking destaca as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, sgundo estudo realizado e elaborado pela consultoria Urban Systems. Entre elas está Barueri, que ocupa novamente a 1ª posição no indicador Economia. Santana de Parnaíba também se destacou, no indicador Segurança, ocupando também o 1º lugar.

Nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, aconteceu a cerimônia de abertura e entrega do prêmio para as cidades que mais se destacaram em cada eixo e por região, em desempenho e desenvolvimento.

Barueri no ranking Connected Smart Cities

No ranking geral, Barueri surge no 6º lugar, com nota 35,477. A capital de Santana Catarina, Florianópolis, ficou na 1ª colocação, com nota 36,762. Na região Sudeste, Barueri ocupa a 4ª colocação, enquanto aparece na 2ª no quesito porte (população) de 100 a 500 mil habitantes.

Quando o assunto é indicador, além de Economia (1º lugar), o município surge na 6ª posição em Saúde e na 11ª em Educação.

Barueri ocupa 1º lugar em Economia no ranking Connected Smart Cities
Santana de Parnaíba destacou no indicador Segurança (Uelson Henkell/Giro S/A)

Santana de Parnaíba no ranking Connected Smart Cities

No ranking geral, Santana de Parnaíba está no 22º lugar, com nota 33,419. Na região Sudeste, a cidade ocupa a 12ª colocação, enquanto aparece na 9ª no quesito porte (população) de 100 a 500 mil habitantes.

Além de Segurança (1ª posição), o município surge na 3ª posição no indicador Mobilidade e na 5ª em Governança.

Osasco no ranking Connected Smart Cities

No ranking geral, Osasco está no 44º lugar, com nota 30,909. Na região Sudeste, a cidade ocupa a 26ª colocação, enquanto aparece na 23ª no quesito porte (população) de acima de 500 mil habitantes.

O município surge na 14ª posição no indicador Mobilidade e na 18ª em Tecnologia e Inovação.

Jandira no ranking Connected Smart Cities

No ranking geral, Jandira não parece entre os 100 municípios. Porém, destacou-se no indicador de Segurança, ocupando o 10º lugar no ranking geral.

Na região Sudeste, a cidade ocupa a 76ª colocação, enquanto aparece na 76ª no quesito porte (população) de 100 a 500 mil habitantes.

O ranking

Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo IBGE 2022), totalizando 656 cidades, sendo 41 com mais de 500 mil habitantes, 278 com 100 mil a 500 mil habitantes e 337 com 50 mil a 100 mil habitantes.

O resultado do ranking é apresentado em quatro frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.