O padre José Eduardo de Oliveira e Silva é investigado por envolvimento de tentar um golpe em 08 de janeiro; confira mais detalhes
O padre José Eduardo de Oliveira e Silva, da diocese de Osasco, prestou depoimento para a Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (7). A medida faz parte do inquérito de golpe e atos do 08 de janeiro. Além do líder religioso, outro investigado, um técnico de informática, também foi ouvido.
Segundo a “Globo News”, o vigário é citado como integrante do núcleo jurídico do esquema. Ele atuaria no “assessoramento e elaboração de minutas de decretos com fundamentação jurídica e doutrinária que atendessem aos interesses golpistas do grupo investigado”. A decisão foi do ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em fevereiro deste ano, o padre José Eduardo foi intimado a prestar depoimento. Ele compareceu, contudo, ficou calado sob a justificativa de “não ter tido acesso integral aos autos do inquérito”.
No depoimento desta quinta-feira (07), que será na sede da Polícia Federal em São Paulo, José Eduardo possuía direito de permanecer em silêncio novamente. Detalhes sobre o ocorrido ainda não foram divulgados.
Por meio de nota compartilhada em suas redes sociais, a defesa do padre pede orações a ele e nega que o religioso tenha tido qualquer atitude que “visasse o rompimento do Estado de Direito”.
“O padre não tem qualquer conhecimento jurídico que dê a ele a capacidade de entender e, menos ainda, organizar uma ‘minuta de golpe’”, diz a nota.
Osasco: Quem é o padre José Eduardo
Paroco é doutor Teologia Moral por universidade da Itália (Reprodução/Redes Sociais)
O padre José Eduardo, membro do segmento conservador da Igreja Católica, celebra seu 18º ano de sacerdócio em 2024. Ele serve como pároco na Paróquia São Domingos – o Pregador, localizada no bairro Umuarama, zona sul de Osasco.
Conhecido nas redes sociais por gravar vídeos no Youtube, debatendo temas como guerra cultural, aborto e a influência ruim das músicas e divas pop na vida de crianças e adolescentes, o religioso é doutor Teologia Moral pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz (Roma, Itália),
O clérigo já teceu críticas a cantoras como Madonna e Luiza Sonza. Desta última, via um vídeo, ele analisou a letra das músicas e o simbolismo de clipes de canções como “Campo de Morango”.“É de uma baixaria que a gente fica realmente constrangido”, disse.
Siga o Canal de Notícias do Giro no Whatsapp
O padre é conhecido por acompanhar canais e podcasts de destaque no espectro político da extrema direita, incluindo conteúdos produzidos pela Brasil Paralelo e o canal do economista alinhado ao bolsonarismo, Rodrigo Constantino.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.