Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Após 7 anos fechado, Edifício Martinelli reabre para o público

Logo Giro
Espaço passou por uma ampla reforma e revitalização (Reprodução/ Instagram - Edifício Martinelli)

Localizado no Centro Histórico, o Edifício Martinelli já foi considerado arranha-céu da América Latina e comemora 100 anos neste mês; confira mais

Um dos mais icônicos empreendimentos da cidade da São Paulo, o Edifício Martinelli, está reaberto para visitação do público, após sete anos fechado. Localizado no Centro Histórico, o prédio já foi considerado o maior arranha-céu da América Latina e comemora 100 anos neste mês.

Por meio do projeto “M100: Martinelli 100 Anos”, o espaço passou por uma ampla reforma e revitalização e agora terá visitação guiada gratuita, design, arquitetura, instalações artísticas e eventos culturais durante 100 dias. O Grupo Tokyo, dono de diversas casas norturnas e bares no município, irá administrar os últimos andares e o terraço do prédio, que fica no 26º andar.

Segundo a administração do Edifício Martinelli, o programa é uma instalação temporária antes do início da reforma completa de concessão pública, com início esperado para o segundo semestre deste ano.

Eventos culturais no Edifício Martinelli

Nessa primeira etapa, o empreendimento será a “casa” de diversos eventos culturais, oferecendo ao público opções de mostras ligadas ao mundo da tecnologia, arte, design, arquitetura, inovação e tecnologia.

O local receberá o circuito da “Semana de Design”, “Feira de Arte, Design e Arquitetura”, a “Feira na Rosenbaum” e o evento “Cidade do Futuro”.

Leia Mais: Osasco: peça “O Vendedor de Sonhos” estreia em abril

A visitação ao Edifício Martinelli acontecerá entre esta sexta-feira (14) até o dia 24 de março, das 11h às 19h, e ocorrerá de forma gratuita. Os interessados em conhecer o local poderão retirar o ingresso por meio deste link, disponibilizado pelos organizadores. Nele, é possível escolher o dia e o horário no qual pretende fazer sua visita,

História

O primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício Martinelli está localizado no centro de São Paulo entre as ruas São Bento, avenida São João e a rua Libero Badaró

O Edifício foi projetado pelo seu idealizador, o italiano Giuseppe Martinelli, em 1924 e simbolizou progresso da cidade. Mais de 600 operários trabalharam nas obras. A construção foi iniciada em 1924 e a inauguração aconteceu em 1929, com 20 andares.

Edifício foi idealizado por Guiseppe Martinelli (Reprodução/Instagram – Edifício Martinelli)

Com o passar dos anos, novos pisos complementaram a construção. O objetivo de Martinelli, contudo, era chegar aos 30 andares. A obra gerou muita polêmica, pois até então não havia nenhum prédio em São Paulo com grande altura. Na época, edifícios com mais de 10 andares eram considerados muito altos.

Leia Mais: Uma Vida e Imaginário chegam aos cinemas de Cotia e região

Atualmente, o prédio é um dos principais símbolos arquitetônicos do Brasil, já foi ponto de encontro da alta sociedade paulistana. Por lá já passaram o Cine Rosário, barbearias, lojas, uma igreja e o luxuoso Hotel São Bento.

Serviços
Eventos no Edifício Martinelli

Endereço: R. São Bento, 405 – Centro Histórico
Exposições – 14 a 24 de março
Visita guiada – a partir do dia 29 de março
Entrada gratuita, ingressos podem ser retirados por meio deste link.

*com informações dos portais Terra, G1, Catraca Livre e da Prefeitura de São Paulo.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail