Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Ano Novo: o que abre e o que fecha na cidade de Barueri

Logo Giro
(Divulgação/Secom Barueri)

Apenas serviços essenciais, como Prontos-Socorros, funcionam no Ano Novo em Barueri. Parques também fecham, retomando na terça (2)

O ano de 2024 está chegando e no dia 1º de janeiro (segunda-feira) muitas repartições públicas não terão expediente nas 12 cidades da região metropolitana oeste da Grande São Paulo que fazem parte de um consórcio, como Barueri. De acordo com os decretos municipais nº 9.682/2022 e nº 9.890/2023, a data, uma confraternização universal, será feriado no município.

Ano Novo: o que funciona

No dia 1ª de janeiro funcionarão os órgãos municipais de atividade ininterrupta. É o caso dos prontos-socorros, da Farmácia Municipal 24 horas, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos agentes de trânsito da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana). 

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Ganha Tempo, as secretarias municipais e outros órgãos, cujo atendimento não é classificado como ininterrupto, voltarão a funcionar normalmente somente na terça-feira, em 2 de janeiro de 2024, a partir das 8h.

O Hospital Municipal de Barueri (HMB) Francisco Moran e o Centro de Diagnósticos não abrirão para atendimento de consultas e agendamento no dia 31 de dezembro de 2023 (domingo) e no primeiro dia de 2024. A Policlínica do Engenho Novo também estará fechada nestas datas.

Áreas verdes

Os parques de Barueri também estarão fechados nos dias 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, voltando a atender o público no dia 2 de janeiro (terça-feira), após as 13h.  

Se você ainda quer curtir os parques da cidade antes da virada do ano, confira os dias e horários dos três espaços verdes de Barueri: 

  • Parque Dom José

 Endereço: rua Ângela Mirella, 500, Vila Porto/Boa Vista.

Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 20h.

  • Parque Ecológico Tietê

Endereço: avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600, Alphaville.

Horário de funcionamento: domingos e feriados das 7h às 17h, e nos demais dias das 8h às 17h.

  • Parque Taddeo Cananeia

Endereço: rua Chico Mendes, 287, Parque Imperial, 

Horário de funcionamento: todos os dias da semana, das 6h às 18h.

Ano Novo: o que abre e o que fecha na cidade de Barueri
Parque Taddeo Cananeia tem diversão garantida para os pequenos (Divulgação/Prefeitura de Barueri)

Fogos de artifício sem ruídos

Aproveitando que a virada do ano está perto, vale lembrar que é proibido soltar fogos de artifício com ruídos em Barueri. A lei nº 2.795, datada de 19 de fevereiro de 2021, diz que “fica proibida a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, como estouro e estampidos, acima do permitido nas áreas públicas do município de Barueri.”

A lei enfatiza ainda que apenas é “permitida a utilização dos chamados fogos de vista, produzidos para provocar apenas efeitos visuais sem estampido e/ou artefatos similares que provoquem ruídos de baixa intensidade, nos limites estabelecidos a seguir:

I – abaixo de 70 db (setenta decibéis) em período diurno;

II – abaixo de 60 db (sessenta decibéis), em período noturno; e

III – abaixo de 45 db (quarenta e cinco decibéis), a partir das 0h00 (zero hora).”

Em caso de descumprimento desta lei será aplicada multa de 1000 (mil) UFIB`s (Unidade Fiscal de Barueri) à instituição responsável pelo espetáculo pirotécnico; e 100 (cem) UFIB`s para a pessoa física que descumprir o disposto nesta lei. Em ambos os casos, a multa será dobrada em caso de reincidência.

Os valores arrecadados poderão ser destinados ao custeio de programas e ações de prevenção e conscientização sobre a utilização de fogos de artifício e apoio a projetos voltados para o bem-estar animal. As crianças autistas, os idosos e os animais agradecem!

Ano Novo: o que abre e o que fecha na cidade de Barueri
Em Barueri só são aceitos fogos de artifício sem estampido (Divulgação/Pexels)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail