giro

Aluguel: Barueri lidera preço do m² em outubro de 2025

aluguel
Barueri costuma liderar o ranking (Divulgação/Freepik)

A variação mensal do preço de locação de imóveis residenciais em Barueri foi de +0,21%. Já o preço dos aluguéis no País registrou +0,55%

Barueri apresentou o aluguel residencial mais caro em outubro deste ano. A média de preço foi de R$ 70,21/m². Em 2º lugar vem São Paulo, com R$ 61,91/m². O Índice FipeZAP de Locação Residencial inclui preços de locação de apartamentos prontos em 36 cidades brasileiras.

A variação mensal do preço de aluguel de imóveis residenciais em Barueri foi de +0,21% em outubro de 2025. Em setembro do mesmo ano, foi menor, de +0,11%. Já no Brasil, a variação em outubro do valor da locação de apartamentos foi de +0,55%.

O índice revela ainda que a variação dos preços dos aluguéis em Barueri no ano de 2025 (acumulada no ano) foi de +13,74%. A variação no País todo neste período foi inferior, de +8.06%.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

alugue
Alphaville é uma dos principais bairros de Barueri na área imobiliária (Uelson Henkel/Jornal Giro)

Aluguel: maior variação em imóveis de 3 dormitórios

Entre os tipos de imóveis no índice FipeZap, as unidades de três dormitórios apresentaram novamente a maior variação no período de referência (+0,68%), contrastando com o incremento relativamente menor entre imóveis com quatro ou mais dormitórios (+0,43%).

O comportamento mensal do Índice FipeZAP de Locação se manteve acima das variações registradas por outros índices de preços de referência do mercado, como o IPCA/IBGE (+0,09%) e o IGP-M/FGV (-0,36%).

Considerando as 36 localidades monitoradas pelo Índice FipeZAP de Locação Residencial, 29 apresentaram aumento nos preços de locação residencial, incluindo 18 das 22 capitais que integram essa lista: Aracaju (+5,03%); Fortaleza (+1,40%); Salvador (+1,37%); Porto Alegre (+1,36%); João Pessoa (+1,21%); Brasília (+1,14%); Curitiba (+0,98%); Vitória (+0,74%); Florianópolis (+0,72%); Rio de Janeiro (+0,69%); Belo Horizonte (+0,55%); Belém (+0,52%); Recife (+0,48%); Teresina (+0,43%); Cuiabá (+0,41%); Maceió (+0,34%); São Paulo (+0,18%); e São Luís (+0,12%). Em contraste, houve recuo nos preços de locação nas seguintes capitais: Campo Grande (−4,50%); Goiânia (−1,42%); Manaus (−0,80%); e Natal (−0,69%).

Rentabilidade – a razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis é uma medida de rentabilidade – rental yield – para o investidor que opta por adquirir o imóvel com a finalidade de obter renda com o aluguel residencial. Com base em dados de outubro de 2025, o retorno médio do aluguel residencial foi avaliado em 5,94% ao ano, taxa que se manteve em patamar inferior à rentabilidade média projetada para aplicações financeiras de referência nos próximos 12 meses. Em termos comparativos, a rentabilidade média projetada do aluguel residencial foi relativamente maior entre imóveis com um dormitório (6,70% a.a.),
contrapondo-se ao menor percentual calculado para unidades com quatro ou mais dormitórios (4,83% a.a.).

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.