Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência. Na semana passada, Alphaville registrou 11 focos de incêndio em um único dia; saiba mais
Os motoristas que circulam no começo da tarde desta sexta-feira (30), pela avenida Yojiro Takaoka, na altura do número 3500, em Alphaville, devem redobrar a atenção. Um incêndio atinge a área de mata na beira da pista, causando bastante fumaça.
Na manhã de hoje, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de novos incêndios no território paulista. Na semana passada, Alphaville registrou 11 focos de incêndio em um único dia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo em mata iniciou-se por volta das 11h45. Uma equipe foi deslocada para o local, conseguiu controlar e apagar as chamas. Não houve vítimas.
Defesa Civil alerta para incêndios em Alphaville e região
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para um elevado risco de incêndios em quase todo o estado nos próximos dias, incluindo em Alphaville e outras cidades presentes na Região Oeste da Grande São Paulo.
Segundo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), entre sexta-feira (30) e domingo (1º), as temperaturas voltam a subir e a umidade relativa do ar deve cair, o que aumenta as chances de queimadas.
Em virtude desta condição climática, o Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise e monitora a situação dos incêndios. De acordo com meteorologistas da Defesa Civil, com o fim da massa de ar frio, o risco de incêndios aumenta, pois, os termômetros sobem, principalmente no interior, com máximas ultrapassando 30°C.
Incêndio em Alphaville não deixou vítimas (Reprodução/Redes sociais)
O Mapa de Risco de Incêndios, que emite previsões para os próximos dias, aponta que as regiões mais críticas com relação às altas temperaturas são Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, com máximas podendo chegar a 35ºC. Destaque também para a umidade relativa do ar, que deve atingir níveis críticos ficando abaixo dos 20%. O CGE ainda prevê ventos fortes que podem chegar aos 60km/h.
A mudança climática ocorre devido ao enfraquecimento da massa de ar frio nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil, fazendo com que as temperaturas aumentem, resultando em uma sensação térmica mais quente.
Diante disso, medidas de prevenção devem ser adotadas também pela população: não colocar fogo em áreas de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias, não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo, não queimar lixo e não soltar balão.
Operação SP Sem Fogo
A “Operação SP Sem Fogo”, do Governo de São Paulo, está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada. O reforço nas ações ocorre durante o período mais seco do ano, que vai até outubro.
O órgão recomenda para toda a população que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte adequado de seus resíduos;
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, a cidade de Jundiaí e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.