A suspensão é motivada pelo baixo fluxo de veículos no final de dezembro e início de janeiro, em razão das férias escolares. Caminhões continuam com as restrições de trânsito; veja os detalhes
Para os motoristas das 12 cidades que compõem a Região Oeste da Grande São Paulo e integram o consórcio Cioeste, fica o alerta: a Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o rodízio de carros entre os dias 26 de dezembro até 6 de janeiro de 2023. Caminhões continuam com as restrições de trânsito em algumas regiões da cidade.
A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (15). No texto, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, explica que a suspensão do rodízio ocorrerá devido ao “baixo fluxo de veículos nos últimos dias do mês de dezembro e início do mês de janeiro, em razão das férias escolares, conforme informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)”.
Criado em 1997, o rodízio de carros em São Paulo é utilizado para controlar a quantidade de veículos nas vias da capital paulista durante os horários de pico. A regulamentação municipal determina em quais dias e horários os automóveis podem circular de acordo com o final da sua placa e, dessa forma, reduz congestionamentos. A restrição de circulação de veículos funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, no período da manhã, e das 17h às 20h, no período da tarde.