Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Alerta de desastres naturais já está disponível para moradores de Osasco e região

Logo Giro
O novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional reforça a divulgação de informações urgentes que podem salvar vidas (Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Usuários do WhatsApp podem se cadastrar gratuitamente no serviço da Defesa Civil para receber informações urgentes e orientações que são capazes de salvar vidas; veja como funciona

Desde este sábado (12), está em funcionamento um novo serviço de alertas de desastres naturais. Por meio do WhatsApp, a Defesa Civil passa a compartilhar alertas, informações e orientações para a população diretamente da sua conta oficial no WhatsApp. 

Em tempos de mudança climática, as chuvas são cada vez mais fortes e frequentes, causando inundações e deslizamentos em municípios do estado de São Paulo. A situação é preocupante para cerca de 750 mil casas em áreas de risco para deslizamento ou desabamento na região metropolitana. Se não é possível conter totalmente os desastres, as chances de sobrevivência de quem pode acessar alertas pelo celular aumentam com o novo sistema.

Saiba como acionar o alerta
Para ter acesso aos alertas, é necessário se cadastrar pelo WhatsApp (61) 2034-4611, e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Após o envio de qualquer mensagem pelo usuário, o robô encaminhará a pergunta se a pessoa deseja receber os alertas da Defesa Civil. Se sim, será disponibilizado no chatbot os termos de uso e política de privacidade, que regulamentam o projeto, e o pedido para o aceite do usuário.

Na sequência, será solicitado ao usuário que envie a localização que deseja receber os alertas. Podem ser cadastradas várias localizações diferentes, pensando nos lugares que frequenta, que deseja monitorar ou mesmo se for fazer alguma viagem.

São três diferentes possibilidades para o cadastro das localizações: a pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.

Para aumentar o alcance da nova ferramenta, toda a base de cadastro da Defesa Civil para envio dos alertas por SMS, estimada em 10 milhões de usuários, vai receber uma mensagem para se cadastrar e receber os alertas pelo WhatsApp.

*Com informações do Portal “G1”.

Receba nossas notícias em seu e-mail