Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Álcool líquido 70% está proibido para venda a partir de 30 de abril

Logo Giro
Produto possui alta inflamabilidade (Juca Varella/Agência Brasil)

A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Confira o que pode substituir o álcool líquido 70%

O álcool líquido 70% não poderá ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos brasileiros a partir do dia 30 de abril. A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão não afeta a venda do álcool 70¢ em gel, segundo comunicado do órgão público. As informações são do portal g1.

Para que não lembra, a comercialização do álcool líquido 70% foi flexibilizada pela Anvisa com a pandemia da Covid-19. Por causa da sua alta inflamabilidade, o produto era proibido para venda há mais de 20 anos.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

Álcool líquido 70%: venda até 29 de abril

A liberação temporária permitiu a venda direta ao consumidor do álcool 70% na forma líquida até 31 de dezembro de 2023. Porém, os estoques nas prateleiras podem acabar até o próximo dia 29 de abril.

Em comunicado, a Anvisa informou que “reforça-se que há disponível no mercado álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol. E, na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac).”

A agência reforçou ainda que há várias outras opções para limpeza disponíveis no mercado, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

Álcool líquido 70% está proibido para venda a partir de 30 de abril
Álcool líquido 70% foi essencial no auge da pandemia da Covid-19 (Divulgação/Governo Federal)

Confira a nota da Anvisa na íntegra:

A vedação da venda livre do álcool líquido com a concentração 70% foi determinada em 2002, pela Resolução – RDC nº 46/2002. Porém, em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade da maior oferta de produtos desinfetantes, a venda livre do álcool etílico 70% líquido foi permitida de forma excepcional.

Em 2022, a norma foi consolidada, sem alteração de mérito, em norma atual que dispõe sobre a industrialização, exposição à venda ou entrega ao consumo, em todas as suas fases, do álcool etílico hidratado em todas as graduações e do álcool etílico anidro, como produto destinado a limpeza de superfície, desinfecção e antissepsia da pele ou substância.

Após, com o objetivo de manter o produto disponível para o combate de novos casos de infecção pelo vírus COVID-19 (à época da sua edição) e, também, como possível agente de mitigação da transmissibilidade da MonkeyPox, a Resolução – RDC nº 766/2022 estabeleceu uma excepcionalidade temporária à regra vigente, permitindo a venda direta ao consumidor do álcool 70%, na forma física líquida, até 31/12/2023, com possibilidade de esgotamento dos estoques até 29/04/2024.

Reforça-se que há disponível no mercado álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol. E, na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac).

Os consumidores podem lançar mão de produtos saneantes destinados à limpeza contendo tensoativos e outras substâncias capazes de remover sujidades. Também estão à disposição os saneantes com ação antimicrobiana, à base de outros componentes que não o álcool, da categoria Desinfetante para Uso Geral, que também inativam microrganismos prejudiciais à saúde como o SARS-CoV2 (causador da Covid-19).

Produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser usados para desinfecção de objetos e superfícies:

  • Hipoclorito de sódio a 0.1% (concentração recomendada pela OMS)
  • Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 0,1%
  • Dicloroisocianurato de sódio (concentração de 1,000 ppm de cloro ativo)
  • Iodopovidona (1%)
  • Peróxido de hidrogênio 0.5%
  • Ácido peracético 0,5%
  • Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%
  • Compostos fenólicos
  • Desinfetantes de uso geral aprovados pela Anvisa

Fonte: Governo Federal

Com informações do portal g1.

Álcool líquido 70% está proibido para venda a partir de 30 de abril
Estabelecimentos poderão comercializar apenas o que está em estoque de álcool líquido 70% (Divulgação/Freepik)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,5 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail