giro

Temporal deixa 514 mil residências sem luz em Cajamar e região

Segundo o CGE-SP, o temporal ocorreu por conta da propagação de uma linha de instabilidade, associada à chegada de uma frente fria; saiba mais
temporal sp
Na capital, houve queda de árvores (Reprodução/CNN)

Após o temporal que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira (25), cerca de 514.991 residências em 12 municípios da área de cobertura do jornal Giro S/A. Os dados foram divulgados pela Enel – SP.

“Informamos que um desligamento em subestação da empresa de transmissão Isa Energia Brasil, ocorrido por volta das 10h50 de hoje (22), afetou o fornecimento de energia para cerca de 900 mil clientes. Até as 11h22, todas as unidades impactadas por essa ocorrência já tiveram o serviço restabelecido”, afirmou a companhia.

Em apurações feitas pela reportagem, Cajamar foi a mais afetada pelo temporal, com 38.791 mil dos 46.780 imóveis sem energia. Pirapora do Bom Jesus aparece em logo em seguida, com 2.847 residências com falta de energia. Enquanto em Barueri, há 11. 014 empreendimentos sem energia.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE-SP), o temporal ocorreu por conta da propagação de uma linha de instabilidade, associada à chegada de uma frente fria, que gerou chuva forte com fortes rajadas de vento. Esse sistema trouxe sistema ainda muitas descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Além das localidades presentes na Região Oeste da Grande São Paulo, de acordo com a Enel, as áreas mais afetadas foram os municípios de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, no ABC, e bairros como Jabaquara, Vila Mariana e Ipiranga, na Capital.

Outras cidades afetadas pelo temporal: veja quais cidades foram afetadas

Temporal ainda causou queda de árvore (Paulo Pinto/Agência Brasil)

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Enel – SP, em virtude do temporal, Cotia tem 9.056 mil sem energia, Carapicuíba tem 3.926 mil sem energia, Jandira conta com 935, Santana de Parnaíba está com 17.782 e Osasco com 19.660 empreendimentos sem energia. Já na capital, São Paulo com 400.637 residências, Taboão da Serra 2.699, Vargem Grande Paulista tem 21.

“Esclarecemos ainda que fortes ventos, acompanhados de chuvas, persistem na área de concessão desde a madrugada de segunda-feira (22) provocando queda de galhos e árvores e danos à rede elétrica em diversos pontos”, ressaltou a empresa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.