Juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Confira mais detalhes dos efeitos da elevação da taxa Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) renovou o ciclo de altas da taxa básica de juros do País, a famosa Taxa Selic, mas em menor magnitude. A Selic elevou de 14,25% para 14,75% ao ano, valor da taxa em quase duas décadas. As informações são do portal Metrópoles.
A taxa de juros volta ao patamar de julho de 2006, fim do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), período em que a economia brasileira estava em crescimento.
Leia também
A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Selic mais alta: impacto na vida dos brasileiros
Mas como isso impacta na sua vida? Juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Assim, taxas mais altas também podem conter a atividade econômica. Confira mais detalhes:
- Crédito: a taxa Selic é referência para o custo das linhas de crédito. Logo, a tendência é que, em momentos de alta, empréstimos e financiamentos se tornem mais caros. Resumindo, o aumento dos juros leva bancos e instituições financeiras a cobrarem juros mais altos do consumidor nesse tipo de operação.
- Consumo: consequentemente, é afetado o nível de consumo da população. Com a elevação dos custos de produtos e serviços, é natural que as pessoas comprem menos.
- Emprego: apesar do efeito positivo de conter a escalada da inflação, uma das consequências do aumento da taxa de juros é o esfriamento da atividade econômica. Isto pode resultar em diminuição de contratações ou até mesmo em demissões.
- Investimentos: a elevação da Selic beneficia os investimentos de renda fixa, que tem a remuneração baseada nos juros. Entre esses investimentos, estão os títulos públicos do governo federal, os CDBs emitidos pelos bancos, letras de crédito e debêntures. Em períodos de juros elevados, estes papéis costumam ter rentabilidade maior.
Com informações do portal Metrópoles.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.