O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) voltou a criticar a Enel nesta terça-feira (23), durante reunião com prefeitos de 55 cidades paulistas atingidas pelas fortes chuvas do início da semana. Ele afirmou que a concessionária de energia “presta um serviço ruim” e garantiu que pretende “varrê-la” do estado de São Paulo.
No encontro, Tarcísio condenou a possibilidade de prorrogação antecipada do contrato da Enel e elogiou empresas que atuam em outras regiões, como a CPFL Energia. “Quem deixa a gente na mão sempre é a Enel. (…) É uma concessionária que, de fato, presta um serviço ruim que não pode mais estar aqui. Vamos lutar até o fim para varrê-la do nosso estado”, declarou.
O contrato atual com a Enel vai até 2028, mas a empresa busca renovação antecipada, medida autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em fevereiro. No mês passado, a Prefeitura de São Paulo entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal para barrar a renovação.
Ainda na terça-feira, o Procon-SP deu 72 horas para que a concessionária explique a ausência de medidas eficazes contra os impactos do temporal, que deixou quase 600 mil imóveis sem energia no pico da crise.
Leia também
Em nota, a Enel afirmou ter restabelecido 95% do fornecimento e destacou que mobilizou mais de 1.300 equipes após os ventos de até 100 km/h. A empresa garantiu cumprir os indicadores previstos em contrato e reiterou compromisso com os 8 milhões de clientes na Região Metropolitana de São Paulo.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.