giro

Sustentabilidade e espaços coletivos como novos conceitos arquitetônicos

Camila Pupo apresenta projetos arquitetônicos que unem sustentabilidade e integração com a natureza, entre eles, o Aura Tamboré
Rooftop do empreendimento Aura Tamboré em Alphaville (Divulgação/CNL)

A arquiteta Camila Pupo, do escritório Rubio Luongo, defende que a arquitetura contemporânea deve priorizar a sustentabilidade, a inovação e a integração com a natureza, criando ambientes que estimulem convivência e experiências sensoriais.

Como exemplo de aplicação desses princípios, a arquiteta cita o Aura Tamboré, em Barueri, projeto do escritório para a construtora CNL. O empreendimento incorporou o conceito de integração entre arquitetura e natureza em um boulevard central de cerca de 8 mil m², planejado como praça de convívio e lazer, cercado por vegetação, piscinas e espelhos d’água.

“O maior desafio, sem dúvida, foi o de transformar a topografia e as características naturais do terreno — como a beleza da mata ciliar que o abraça — em elementos de destaque, e não em obstáculos. A complexidade de um terreno tão grandioso exigiu um planejamento minucioso para garantir a harmonia e a segurança, tanto estrutural quanto para os futuros moradores. Criar um boulevard central que não apenas conectasse todas as 13 torres, mas que também fosse uma verdadeira extensão das áreas de convivência, demandou um rigor técnico e criativo considerável. A implantação de um complexo aquático e dos espelhos d’água de forma orgânica, integrando-os à natureza circundante, foi um exercício de precisão para que o projeto final se materializasse como um santuário de tranquilidade”, comenta.

Sustentabilidade e espaços coletivos como novos conceitos arquitetônicos

entre as medidas adotadas no projeto estão o reuso de águas cinzas, espaços para coleta de lixo orgânico e reciclável, além da valorização de vegetação nativa e da mobilidade sustentável, com bicicletários e incentivo a caminhadas. “A ênfase no paisagismo com o plantio de diversas árvores e vegetação nativa contribui para a biodiversidade local e o microclima do condomínio. Por fim, a inclusão de bicicletários e a prioridade por espaços de caminhada reforçam o compromisso com a mobilidade sustentável”, detalha.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.