Ações emergenciais foram realizadas em granjas de Arthur Nogueira, Pirassununga e Tietê, após 1º caso de gripe aviária no Brasil. Plano de contingência será obrigatório a partir de junho
Após a confirmação do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil, registrado no dia 16 de maio, em Montenegro (RS), o governo do Estado de São Paulo intensificou a fiscalização em granjas que receberam ovos ou aves oriundos do Rio Grande do Sul.
As inspeções ocorreram na segunda-feira (19) em estabelecimentos nos municípios de Arthur Nogueira, Pirassununga e em um incubatório em Tietê. Segundo o gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA), Paulo Blandino, “nenhuma das cargas fiscalizadas tinha origem em municípios situados dentro do raio de 30 km do foco da doença”.
A iniciativa faz parte das ações da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que desde 2023 intensifica a vigilância sanitária em São Paulo. De janeiro até agora, já foram realizadas 3.305 ações de vigilância ativa em todo o estado, com atenção especial ao litoral, onde foram detectados casos em aves silvestres no ano passado.
Novo protocolo obrigatório
Como parte do plano de prevenção, a partir de junho será obrigatória a adoção de um plano de contingência para Influenza Aviária e Doença de Newcastle em todas as granjas paulistas. Também será exigida a capacitação contínua de funcionários e colaboradores sobre as doenças.
Em paralelo, a CDA segue promovendo treinamentos com médicos veterinários privados habilitados. Mais de 200 profissionais já participaram da reciclagem em biosseguridade e controle sanitário em granjas.
Fórum estadual
Por se tratar de uma zoonose, a CDA tem atuado em parceria com órgãos como as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) para reforçar as ações de educação sanitária e monitoramento, como o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP).
Como parte das iniciativas, será realizado no dia 3 de junho, no Memorial da América Latina (SP), o II Fórum Estadual de Influenza Aviária. O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios da doença no Brasil e no mundo. A programação inclui palestras da professora Luciana da Costa (Universidade de Ohio), Rodrigo Frutuoso (OPAS), Telma Regina (Centro de Vigilância Epidemiológica), entre outros. As inscrições estão abertas no site da Defesa Agropecuária.
–
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.