giro

Soro da beleza: conheça a técnica que conquistou famosas

soro
Há prós e contras para o uso da soroterapia (Divulgação/Freepik)

Você já ouviu falar em soroterapia, também chamada de soro da beleza ou terapia da beleza? Nos Estados Unidos, o tratamento é conhecido como vitamin drip — algo como “gotas de vitamina”, em tradução livre.

Os nomes variam, mas o objetivo é o mesmo: promover a suplementação de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos diretamente na corrente sanguínea, por meio de um soro aplicado na veia, ou de forma intramuscular.

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

soro
Várias famosas já aderiram ao tratamento, como Jojo Todynho (Reprodução/Redes sociais)

Soroterapia: prós e contras

Várias famosas já aderiram ao tratamento, como Sasha Meneguel, Jojo Todynho, a sertaneja Mayara, da dupla com Maraisa, além de Kim Kardashian e Rihanna. O soro da beleza promete turbinar a imunidade, potencializar a beleza, combater o envelhecimento e recuperar a energia após longas agendas.

“A soroterapia promove a correção rápida de deficiências, como de ferro e vitaminas B12 e C. Há ainda artigos mostrando seus benefícios no manejo da dor crônica”, explica o nutrólogo Dr. Gustavo Leão. Vitamina D e cálcio também podem ser injetadas no paciente.

Mas quais os contras da soroterapia? Segundo o médico, é preciso atenção a possíveis flebites – inflamação da veia -, infecção do cateter, reação alérgica/anafilaxia*, erros de manipulação e até sobrecarga ou toxicidade de micronutrientes, como hipermagnesemia (excesso de magnésio no sangue). “Há também o risco de oxalose com altas doses de vitamina C”, complementa o profissional.

A soroterapia é contraindicada para pacientes com Doença Renal Crônica (DCR) – que correm risco ao ingerirem altas doses de vitamina C e magnésio – além de pessoas com Deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), distúrbio genético hereditário que pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos (hemólise) com vitamina C em excesso, por exemplo.

“Cardiopatas sensíveis à sobrecarga de sódio, gestantes, pessoas com histórico de anafilaxia a algum componente, imunossuprimidos em locais sem rigor de assepsia e indivíduos com infecção ativa no sítio venoso devem evitar o procedimento”, diz Dr. Gustavo Leão.

Portanto, consulte sempre um médico e siga o acompanhamento adequado caso decida iniciar a soroterapia.

*Anafilaxia – reação alérgia aguda.

** Ao ser consumida, a vitamina C, é convertida em oxalato. Oxalose é uma condição médica na qual o excesso de oxalato se acumula no organismo, levando à formação de cristais de oxalato de cálcio, que podem danificar os rins, entre outros órgãos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.