giro

Soldado denuncia agressões em quartel de Barueri após perder item do uniforme

Logo Giro
Soldado diz que foi agredido após perder fivela do cinto de uniforme do Exército (Arquivo Pessoal)

Soldado afirma ter sido espancado em sala escura e obrigado a treinar com dores em quartel de Barueri; Exército apura o caso, mas diz não haver indícios de crime

Um jovem soldado do Exército Brasileiro acusa colegas e superiores de agressão dentro de um quartel em Barueri, segundo matéria publicada no Portal G1, na quinta-feira (24). O caso teria ocorrido no dia 10 de março e foi motivado pela perda da fivela do cinto que compõem o uniforme. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil e o rapaz segue afastado das atividades.

De acordo com o relato, o soldado comunicou a perda da peça a um oficial e, logo em seguida, foi conduzido a um cômodo sem iluminação, câmeras ou janelas. No local, ele garante que foi forçado a realizar flexões enquanto era agredido com chutes e insultado. “Quanto custa a fivela?”, teria questionado um dos militares envolvidos antes de iniciar as agressões.

Ainda segundo o depoimento, o episódio teve início durante a troca de farda. Ao entrar no almoxarifado para buscar o novo uniforme, afirmou ter sido alvo de humilhações. O boletim de ocorrência ainda aponta que o soldado precisou ser encaminhado ao Hospital Municipal de Barueri (Sameb).

Após atendimento, teve apenas três minutos para realizar a refeição. Dias depois, ao vomitar sangue e retornar ao hospital, foi orientado a repousar por três dias, recomendação que, segundo ele, não foi seguida pela unidade militar.

Resposta do Exército

Em nota, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) informou que instaurou uma sindicância para apurar o caso.

“O Centro de Comunicação Social do Exército esclarece que durante o expediente do dia 12 de março de 2025, o Soldado Valdir de Oliveira Franco Filho apresentou um mal-estar e, prontamente, foi encaminhado ao Posto Médico do Arsenal de Guerra de São Paulo e, em seguida, foi transferido para o Serviço de Assistência Médica de Barueri (SAMEB), onde recebeu atendimento, recebeu alta e retornou à Organização Militar.

*Com informações do Portal G1.com

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

Receba nossas notícias em seu e-mail