giro

Com baixa adesão, São Paulo leva vacina contra gripe para estações e terminais

Campanha vai até 27 de junho e leva imunização contra a gripe a pontos estratégicos da capital. Vacina está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.
A proliferação do vírus da influenza se intensifica devido às baixas temperaturas e ao ar seco (Divulgação)

Campanha vai até 27 de junho e leva imunização contra a gripe a pontos estratégicos da capital. Vacina está disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.

A cidade de São Paulo vai intensificar a campanha de vacinação contra a gripe a partir da próxima segunda-feira (9). A partir dessa data, a vacina contra o vírus Influenza será aplicada em estações da CPTM, terminais de ônibus e no Terminal Rodoviário do Tietê. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue até o dia 27 de junho.

A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população à imunização, levando o serviço a locais de grande circulação. A aplicação será realizada de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 19 e 20 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi.

Segundo a pasta, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade podem receber a dose. A campanha é coordenada pelo Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

A escolha do dia 9 para o início da ação faz referência ao Dia Nacional da Imunização e reforça a importância de manter a caderneta vacinal atualizada. A vacina já está disponível para os grupos prioritários desde 28 de março e, para o público geral, desde 19 de maio.

A imunização continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário. A população pode consultar o local mais próximo para vacinação por meio da plataforma Busca Saúde.

Cobertura vacinal segue abaixo do ideal

Até a última segunda-feira (3), 1.927.552 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas na capital. A cobertura vacinal nos grupos prioritários é de apenas 37,45%. Entre os idosos com mais de 60 anos, foram 821.117 doses aplicadas, o que representa 39,14% de cobertura. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, foram aplicadas 244.245 doses (33,46%). Já entre as gestantes, 29.886 doses foram registradas, com cobertura de apenas 30,96%.

Pontos de vacinação e horários

Estações da CPTM

  • Luz (Linhas 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade): 8h30 às 17h
  • Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade): 8h30 às 17h
  • São Miguel (Linha 12-Safira): 8h30 às 17h
  • Itaim Paulista (Linha 12-Safira): 8h30 às 17h
  • Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral): 8h30 às 17h
  • Perus (Linha 7-Rubi): 8h30 às 17h
  • Pirituba (Linha 7-Rubi): 8h30 às 17h

Terminais de ônibus

  • Sacomã: 8h às 16h
  • Cachoeirinha: 9h às 16h

Terminal Rodoviário do Tietê

  • 9h às 16h

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.