Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

PSDB se isola como partido com mais vitórias na região

Logo Giro
Com ao menos dois prefeitos eleitos desde 1996, o PSDB se isolou na disputa deste ano como o partido que mais venceu prefeituras em 34 anos na região oeste. Sem nenhum domínio absoluto nas cidades, 13 siglas já venceram as disputas municipais e os tucanos levaram a melhor 16 vezes com as vitórias de Elvis Cezar, em Santana de Parnaíba, e Rubens Furlan, em Barueri.

A sigla ultrapassou o PMDB que somava 14 eleitos, dos quais 8 foram em 1982, no final da ditadura militar. O DEM (antigo PFL), soma 10 eleições, mas perdeu força e não terá prefeitos em 2017, assim como o PT que desde 2000 conquistou 9 vezes os executivos.

A cidade de Itapevi, que passará a ser governada por Igor Soares (PTN), foi a cidade que mais teve partidos no comando: oito. Apesar disso, teve 24 anos dos grupos de Ruth Banholzer (PTB) e João Caramez (PSDB) no poder.

Já Barueri e Osasco tiveram o menor número de partidos se revezando – 4 em 9 eleições. O PTN estreia em Osasco após três vitórias consecutivas do PT e outras quatro do PTB, sigla que foi dos ex-prefeitos Celso Giglio, Francisco Rossi e Silas Bortolosso. Barueri terá o PSDB pela primeira vez, mas com um velho conhecido: Rubens Furlan.

Receba nossas notícias em seu e-mail