giro

O novo luxo: sustentável e personalizado

luxo
Sala de estar do decorado do empreendimento Square Design, localizado em Alphaville, reflete o luxo na arquitetura (Divulgação/RSF)

A arquitetura de luxo está em constante evolução, refletindo mudanças no comportamento e no estilo de vida. Entre as tendências que mais se consolidaram — e que seguem ganhando força — está a sustentabilidade, pilar indispensável nos projetos contemporâneos. “O uso de materiais naturais, como madeira e pedra, aliado a uma consciência ecológica, reforça o compromisso de unir sofisticação e responsabilidade ambiental”, afirmam Vivian Contri e Luis Café, proprietários do escritório LCVC Arquitetura | Interiores.

Outro ponto forte é a personalização dos espaços. Cada vez mais, os projetos buscam traduzir a identidade dos moradores, permitindo que o lar seja único e repleto de significado. “Nesse cenário, apesar do minimalismo continuar sendo atemporal, o maximalismo surge em contraposição, trazendo ousadia e protagonismo às cores, estampas, texturas e peças de garimpo — muitas vezes também ligadas ao reuso e à sustentabilidade”, destacam os arquitetos.

Ao mesmo tempo, os ambientes neutros seguem em evidência, especialmente com paletas terrosas, nuances de verde, terracota e até variações mais intensas de vermelho.

Já o design biofílico é cada vez mais valorizado. Surgem projetos modernos que abraçam a natureza por meio de vegetação integrada, grandes planos de vidro e abundância de luz natural, criando conexão com o entorno e bem-estar.
Outra aposta é a flexibilidade dos ambientes, com espaços que se transformam facilmente.

A flexibilidade dos ambientes também é um grande destaque. “Espaços que se transformam facilmente — ora recebendo amigos e família, ora funcionando como home office — refletem a versatilidade exigida pelo estilo de vida contemporâneo”, destaca Vivian Contri, acrescentando que a busca pelo conforto é cada vez mais central. “A casa passa a ser vista como um verdadeiro refúgio, um lugar para desacelerar e viver com qualidade. A tecnologia também se torna indispensável, por meio da automação residencial, gadgets ou dispositivos que tornam o dia a dia mais prático e eficiente.”

+SIGA os canais de notícias do GIRO no WhatsappTelegram e Linkedin

O novo luxo: sustentável e personalizado
Os ambientes neutros continuam relevantes (Divulgação/RSF)

Luxo: o brilho dá espaço para o conforto

Tradicionalmente, o luxo sempre esteve associado ao brilho, ao dourado e à ostentação, seja na moda ou na arquitetura. Mas a tendência atual segue em outra direção. “O luxo deixou de ser apenas sinônimo de brilho. Hoje, as famílias buscam sofisticação em elementos que traduzem seu estilo de vida, privilegiando o conforto e a autenticidade”, afirma a arquiteta Deborah Collino, da Deborah Collino Arquitetura.

Em um apartamento, até mesmo uma rede de dormir pode ser considerada um item de luxo e conforto para o cliente, por exemplo, e ser incluído nos projetos. “A arquitetura rústica pode ser tão sofisticada, assim como o estilo clássico. Cada pessoa tem sua própria visão do que é luxo. O conceito é individual e não precisa ser coletivo” destaca, mais uma vez, Deborah.

A arquiteta tem incorporado em seus projetos móveis de design assinado — como uma poltrona e uma chaise, por exemplo — que traduzem o conceito de novo luxo, aliado à valorização do conforto. “O novo luxo é mais discreto, resgata memórias afetivas e privilegia aquilo que se integra ao dia a dia da família”, destaca Deborah Collino.

Um móvel com design assinado é o novo luxo (Divulgação/Deborah Collino Arquitetura)

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.