giro

MP-SP desencadeia megaoperação contra quadrilha de baloeiros

Ação cumpre 31 mandados, bloqueia contas de influenciadores e busca desarticular rede que produzia, vendia e promovia soltura ilegal de balões em São Paulo
Operação foi realizada pelo Ministério Público e Polícia (Divulgação/Polícia Militar)

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), uma operação para combater a produção e a soltura ilegal de balões em São Paulo, prática criminosa que representa risco de incêndios e acidentes aéreos. Batizada de Operação Bancada, a ação também mira influenciadores digitais e páginas nas redes sociais que supostamente lucravam divulgando a atividade ilegal.

De acordo com a promotoria, a ofensiva é resultado de uma investigação que durou seis meses e identificou 28 principais suspeitos de integrar uma cadeia estruturada de fabricação e comercialização de balões. Além de confeccionar e vender o material, os investigados promoviam a prática nas redes sociais, incentivando seguidores a participar das solturas.

Ao todo, 31 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta terça-feira. A Justiça paulista determinou ainda a suspensão e o bloqueio de contas bancárias dos influenciadores e páginas que aparecem como alvos da investigação.

A Operação Bancada tem como objetivo final desarticular todo o esquema, desde os responsáveis pela produção dos balões até os perfis que monetizavam a divulgação da atividade criminosa.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.