giro

Metrô de SP agora funciona 24h aos sábados; confira detalhes

A iniciativa ocorre em caráter experimental até fevereiro de 2026, com estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô; confira
Os trens irão circular da 0h às 4h40, com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições (Divulgação/Metrô de SP)

O Metrô de São Paulo terá horários diferenciados aos fins de semana. As quatro linhas operadas pela empresa estatal vão passar a funcionar 24 horas aos sábados. A medida foi divulgada nesta sexta-feira (05) pelo Governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste sábado, dia 6 de dezembro, e seguindo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026 neste período de avaliação.

“O objetivo é analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional, bem como possíveis ajustes, para atender a uma antiga demanda de passageiros e turistas que apreciam as atrações da noite paulistana, bem como os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam nesses horários”, destacou o Governo do Estado paulista.

A operação 24 horas do Metrô vai permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô (operadas por concessionárias) e trem, que estarão fechadas.

Como vai funcionar o Metrô nos fins de semana

Neste primeiro atendimento, Linha 15-Prata do Metrô terá atendimento do sistema PAESE (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Os trens do Metrô irão circular da 0h às 4h40, com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade. Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela).

No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação.

Já na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana o atendimento de madrugada será feito por ônibus gratuito do sistema PAESE, devido aos testes com o trem da nova frota. Após o teste, a oferta será avaliada e poderá ser redimensionada para a atender a demanda do horário nos fins de semanas seguintes.

Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionarão e o passageiro que não conta com cartões Bilhete Único ou TOP poderá adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200).

Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro essa opção será válida também nas linhas 2-Verde e 15-Prata.

Retomada pós pandemia

Durante a época mais restritiva da pandemia, a demanda de passageiros do chegou a cair 83% e vem sendo retomada gradativamente, chegando atualmente a 80% do contingente transportado antes de 2020 – cerca de 3 milhões de pessoas por dia.

Desde então, a Companhia tem adotado estratégias operacionais em grandes eventos como o Carnaval, The Town, Lollapalloza, Só Track Boa, NFL, Cena 2K entre outros, para atrair novos passageiros para aproveitar a cidade com praticidade, economia e segurança.

“Com essas iniciativas, além dos passageiros que utilizam o sistema para o trabalho, educação e saúde, o Metrô também busca conversar com quem ainda não usa o transporte no dia a dia, mostrando que o sistema é eficiente, seguro e preparado para grandes eventos. É uma oportunidade de educar e acolher novos passageiros em um contexto de lazer, entretenimento e cultura na cidade de São Paulo”, ressaltou o Governo do Estado de São Paulo.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.