Após 24 horas do forte temporal que atingiu a Região Oeste da Grande São Paulo, 160.747 pessoas seguem sem energia, nesta terça-feira (23), segundo o balanço divulgado pela concessionária Enel-SP.
O município de Cajamar ainda segue sendo mais prejudicada até o momento, com cerca de 7.829 empreendimentos sem luz, o que representa 16,73% dos imóveis da cidade. Santana de Parnaíba está com 5.221 residências sem energia e Pirapora do Bom Jesus com 1.095 imóveis sem luz. Já a cidade de São Paulo tem 135.049 clientes sem luz.
Atualmente, Osasco e Barueri possuem, respectivamente, 3.731 e 3.170 imóveis sem energia elétrica. Cotia tem 1.938 espaço ainda sem luz, Itapevi com 964, Carapicuíba com 655, Jandira com 497, Vargem Grande Paulista com 339 e Taboão da Serra com 259 casas sem luz.
Enel garante reestabelecimento da luz até o fim do dia


Cerca de 5 mil pessoas seguem sem luz em Santana de Parnaíba (Divulgação/Prefeitura de Santana de Parnaíba)
Leia também
Em entrevista ao programa “Bom Dia São Paulo”, da TV Globo, Márcio Jardim, diretor de Operação e Manutenção da Enel SP, anunciou que a concessionária espera restabelecer a energia elétrica para a maioria dos lares afetados até o final da terça-feira (23).
“A previsão é que até o fim do dia consigamos resolver essa situação”, afirmou o gestor. Contudo, Jardim reconheceu que reparações mais complicadas, que requerem a reconstrução de redes elétricas, podem levar um tempo mais prolongado para serem concluídas.
“Existem muitas árvores caídas sobre as linhas de energia, o que provoca um grande impacto. Teremos um trabalho intenso de reconstrução pela frente”, destacou o diretor.
Ainda na declaração, o gestor afirmou que informou que as regiões norte e oeste da Região Metropolitana foram as mais impactadas pelo temporal de segunda-feira (22). Para uma maior efetividade no reestabelecimento de luz, a empresa mobilizou mais de mil equipes para atuação nas áreas atingidas.
De acordo com dados da Defesa Civil, 24 pessoas ficaram feridas no estado em decorrência das intempéries. Além disso, oito desabrigados e 33 desalojados, mas não houve registros de mortes.
Previsão para os próximos dias


Próximos dias seguem nublados (Marcelo Camargo/Agencia Brasil)
Após a passagem da frente fria que provocou chuva forte e ventania em São Paulo, o ingresso do ar frio polar na retaguarda do sistema frontal vai deixar esta primeira semana da primavera com cara de inverno.
Os dias serão marcados por muitas nuvens, vento predominante de sudeste contra a costa paulista e sensação de frio. Serão dias com pequena amplitude térmica, o que vai acentuar a sensação de frio, principalmente nas madrugadas.
A quarta-feira (24), será marcada por muitas nuvens e garoa ocasional no decorrer do dia. O vento sustentado de sudeste vai deixar a faixa litorânea com muitas nuvens, o que vai manter a sensação de frio ao longo do dia. As temperaturas estarão baixas, com mínima de 13°C e a máxima de apenas 17°C, com índices mínimos de umidade do ar acima dos 70%.
Na quinta-feira (25) o cenário atmosférico praticamente se mantém inalterado. Madrugada com céu encoberto, sensação de frio e, no decorrer do dia, garoa intermitente, principalmente nos locais mais próximos do extremo sul da cidade. A temperatura mínima deve ser registrada no fim da noite, com previsão de 12°C e a máxima não supera os 15°C. A umidade do ar se mantém elevada, com valores entre 75% e 95%.
A sexta-feira (26) será de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. Mínimas de 11°C e máximas de 18°C.
*com informações do portal Diário do ABC Paulista
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.