A cidade de São Paulo irá ganhar mais uma opção de transporte público: a Linha 19-Celeste. Além de aproximar o centro de Guarulhos ao centro da Capital paulista, a rota facilitar a chegada das mais de 630 mil pessoas que vão utilizá-la diariamente.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a Linha 19-Celeste terá em seu trajeto a pontos de interesse, como o Mercado Municipal, Theatro Municipal, comércio atacadista do Pari e outros corredores comerciais. O prazo de conclusão é de 75 meses, a partir do início da construção.
“Com 17,6 km de extensão e 15 estações, a Linha 19 será um eixo estruturante que vai ligar áreas densamente povoadas e polos econômicos, promovendo integração com outras linhas metroferroviárias e reduzindo desigualdades territoriais, também reduzindo em uma hora o tempo de deslocamento de Guarulhos ao centro de São Paulo”, afirma a gestão executiva estadual.
Linha 19-Celeste: três tatuzões na construção


Durante a execução, as tuneladoras serão arrastadas por todas as unidades construtivas (Divulgação/Governo do Estado de SP)
Leia também
Para viabilizar a abertura de túneis que ligarão Guarulhos ao centro de São Paulo pela linha 19-Celeste, serão utilizadas três tuneladoras, conhecidas como “tatuzões”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24).
Essas máquinas gigantes, com diâmetro máximo de 10,66 metros e diâmetro interno de 9,5 metros, serão responsáveis por escavar os túneis que receberão revestimento em anéis de concreto pré-moldado com 40 centímetros de espessura, reforçados com aço e fibras.
O projeto de construção da Linha 19 prevê o uso de dois tipos de tuneladoras: o modelo Slurry, indicado para solos arenosos e com presença de lençol freático elevado, e o modelo Dual Mode, que combina as tecnologias EPB e Slurry para enfrentar solos mistos e rochosos.
“As três máquinas serão introduzidas em pontos estratégicos ao longo do traçado. A primeira tuneladora será instalada na Estação Jardim Julieta e escavará cerca de 5,7 quilômetros em direção à Estação Bosque Maia, sendo retirada no VSE-1, localizado na região José Calixto Machado, correspondente ao Lote 1”, explica o Governo do Estado de São Paulo.
A segunda também será introduzida na Estação Jardim Julieta, mas seguirá no sentido oposto, escavando aproximadamente 5,2 quilômetros até a Estação Vila Maria, onde será desmontada, no Lote 2. A terceira tuneladora entrará em operação a partir da Estação Vila Maria e avançará cerca de 5,5 quilômetros em direção ao centro, até ser retirada no VSE-18, no Bixiga, no Lote 3.
Durante a execução, as tuneladoras serão arrastadas por todas as unidades construtivas, o que exige que as lajes de fundo estejam concluídas antes da chegada das máquinas.
Esse método garante maior segurança e precisão, especialmente em áreas críticas como as estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, onde o solo é arenoso e o lençol freático elevado.
Para permitir o deslocamento das tuneladoras pelo futuro caminho da Linha 19, foram previstos perfis metálicos embutidos nas lajes, lubrificados com graxa, e os poços intermediários, com exceção dos VSE-1 e VSE-18, serão preenchidos com material especial para que as máquinas possam atravessá-los sem interrupção. Após a passagem, as aduelas do túnel nesses pontos serão demolidas.
Essa solução técnica reforça a complexidade e a sofisticação do projeto, que alia engenharia de ponta à necessidade de garantir segurança e eficiência na construção de uma das linhas mais estratégicas para a mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo.
Principais pontos conectados na Linha 19-Celeste
• Bosque Maia (Guarulhos) – Região central de Guarulhos, próximo a áreas comerciais e terminais de ônibus.
• Jardim Julieta e Vila Maria – Corredores residenciais e industriais da Zona Norte.
• Centro de São Paulo (São Bento e Anhangabaú) – Polo financeiro, turístico e cultural.
Principais integrações
• Linha 1-Azul (São Bento) – Conexão direta com a linha mais movimentada do Metrô.
• Linha 3-Vermelha (Anhangabaú) – Acesso rápido à Zona Leste e Oeste.
• Linha 2-Verde (futura integração) – Facilitará deslocamentos para a Zona Oeste e Sul.
• CPTM (Linha 11-Coral) – Integração futura para viagens metropolitanas.
Integrações
• Linha 2-Verde: Estação Dutra e Brigadeiro.
• Linha 6-Laranja: Estação Bela Vista.
• Linha 20-Rosa: Estação Hélio Pelegrino.
• Linhas 5-Lilás e 17-Ouro: Estação Campo Belo.
Localização das estações da Linha 19-Celeste

As estações da linha 19 terão endereços exatos após a implantação dos canteiros de obras. Mas já é possível saber sua localização aproximada. Veja:
- Estação Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451
- Estação Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
- Estação Vila Augusta – Av. Guarulhos, 604
- Estação Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
- Estação Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
- Estação Jardim Julieta – Av do Poeta, 929 – Lote 7 – Qd Q
- Estação Vila Sabrina (antiga Jardim Brasil) – Av. João Simão de Castro, 250
- Estação Cerejeiras (antiga Jardim Japão) – Av. das Cerejeiras, 1950
- Estação Santo Eduardo (antiga Curuçá) – Praça Santo Eduardo, 57
- Estação Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
- Estação Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
- Estação Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
- Estação Cerealista (antiga Pari) – Rua Mendes Caldeira, 223
- Estação São Bento (antiga Correios / São Bento) – Rua do Seminario, 87
- Estação Anhangabaú (antiga Praça da Bandeira / Anhangabaú) – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






