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Linha 19-Celeste: conheça a rota que ligará o Centro de SP à Guarulhos

A Linha 19 será integrada às linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô, além de conexões com linhas da CPTM, como a Linha 11-Coral.
Prazo de construção é de 75 meses (Divulgação/Governo de SP)

A cidade de São Paulo irá ganhar mais uma opção de transporte público: a Linha 19-Celeste. Além de aproximar o centro de Guarulhos ao centro da Capital paulista, a rota facilitar a chegada das mais de 630 mil pessoas que vão utilizá-la diariamente.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a Linha 19-Celeste terá em seu trajeto a pontos de interesse, como o Mercado Municipal, Theatro Municipal, comércio atacadista do Pari e outros corredores comerciais. O prazo de conclusão é de 75 meses, a partir do início da construção.

“Com 17,6 km de extensão e 15 estações, a Linha 19 será um eixo estruturante que vai ligar áreas densamente povoadas e polos econômicos, promovendo integração com outras linhas metroferroviárias e reduzindo desigualdades territoriais, também reduzindo em uma hora o tempo de deslocamento de Guarulhos ao centro de São Paulo”, afirma a gestão executiva estadual.

Linha 19-Celeste: três tatuzões na construção

Durante a execução, as tuneladoras serão arrastadas por todas as unidades construtivas (Divulgação/Governo do Estado de SP)

Para viabilizar a abertura de túneis que ligarão Guarulhos ao centro de São Paulo pela linha 19-Celeste, serão utilizadas três tuneladoras, conhecidas como “tatuzões”. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24).

Essas máquinas gigantes, com diâmetro máximo de 10,66 metros e diâmetro interno de 9,5 metros, serão responsáveis por escavar os túneis que receberão revestimento em anéis de concreto pré-moldado com 40 centímetros de espessura, reforçados com aço e fibras.

O projeto de construção da Linha 19 prevê o uso de dois tipos de tuneladoras: o modelo Slurry, indicado para solos arenosos e com presença de lençol freático elevado, e o modelo Dual Mode, que combina as tecnologias EPB e Slurry para enfrentar solos mistos e rochosos.

“As três máquinas serão introduzidas em pontos estratégicos ao longo do traçado. A primeira tuneladora será instalada na Estação Jardim Julieta e escavará cerca de 5,7 quilômetros em direção à Estação Bosque Maia, sendo retirada no VSE-1, localizado na região José Calixto Machado, correspondente ao Lote 1”, explica o Governo do Estado de São Paulo.

A segunda também será introduzida na Estação Jardim Julieta, mas seguirá no sentido oposto, escavando aproximadamente 5,2 quilômetros até a Estação Vila Maria, onde será desmontada, no Lote 2. A terceira tuneladora entrará em operação a partir da Estação Vila Maria e avançará cerca de 5,5 quilômetros em direção ao centro, até ser retirada no VSE-18, no Bixiga, no Lote 3.

Durante a execução, as tuneladoras serão arrastadas por todas as unidades construtivas, o que exige que as lajes de fundo estejam concluídas antes da chegada das máquinas.

Esse método garante maior segurança e precisão, especialmente em áreas críticas como as estações Cerealista, São Bento e Anhangabaú, onde o solo é arenoso e o lençol freático elevado.

Para permitir o deslocamento das tuneladoras pelo futuro caminho da Linha 19, foram previstos perfis metálicos embutidos nas lajes, lubrificados com graxa, e os poços intermediários, com exceção dos VSE-1 e VSE-18, serão preenchidos com material especial para que as máquinas possam atravessá-los sem interrupção. Após a passagem, as aduelas do túnel nesses pontos serão demolidas.

Essa solução técnica reforça a complexidade e a sofisticação do projeto, que alia engenharia de ponta à necessidade de garantir segurança e eficiência na construção de uma das linhas mais estratégicas para a mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo.

Principais pontos conectados na Linha 19-Celeste

• Bosque Maia (Guarulhos) – Região central de Guarulhos, próximo a áreas comerciais e terminais de ônibus.

• Jardim Julieta e Vila Maria – Corredores residenciais e industriais da Zona Norte.

• Centro de São Paulo (São Bento e Anhangabaú) – Polo financeiro, turístico e cultural.

Principais integrações

• Linha 1-Azul (São Bento) – Conexão direta com a linha mais movimentada do Metrô.

• Linha 3-Vermelha (Anhangabaú) – Acesso rápido à Zona Leste e Oeste.

• Linha 2-Verde (futura integração) – Facilitará deslocamentos para a Zona Oeste e Sul.

• CPTM (Linha 11-Coral) – Integração futura para viagens metropolitanas.

Integrações

• Linha 2-Verde: Estação Dutra e Brigadeiro.

• Linha 6-Laranja: Estação Bela Vista.

• Linha 20-Rosa: Estação Hélio Pelegrino.

• Linhas 5-Lilás e 17-Ouro: Estação Campo Belo.

Localização das estações da Linha 19-Celeste

Linha 19-Celeste: conheça a rota que ligará o Centro de SP à Guarulhos

As estações da linha 19 terão endereços exatos após a implantação dos canteiros de obras. Mas já é possível saber sua localização aproximada. Veja:

  • Estação Bosque Maia – Av. Tiradentes, 1451
  • Estação Guarulhos Centro – Rua Dom Pedro II, 148/154
  • Estação Vila Augusta – Av. Guarulhos, 604
  • Estação Dutra – Rua Segundo Tenente Aviador John Richardson Cordeiro e Silva, 220 (Internacional Shopping Guarulhos)
  • Estação Itapegica – Rua Cavadas, 247, 1624
  • Estação Jardim Julieta – Av do Poeta, 929 – Lote 7 – Qd Q
  • Estação Vila Sabrina (antiga Jardim Brasil) – Av. João Simão de Castro, 250
  • Estação Cerejeiras (antiga Jardim Japão) – Av. das Cerejeiras, 1950
  • Estação Santo Eduardo (antiga Curuçá) – Praça Santo Eduardo, 57
  • Estação Vila Maria – Avenida Guilherme Cotching, 563
  • Estação Catumbi – Rua Marcos Arruda, 909
  • Estação Silva Teles – Rua Santa Rita, 70
  • Estação Cerealista (antiga Pari) – Rua Mendes Caldeira, 223
  • Estação São Bento (antiga Correios / São Bento) – Rua do Seminario, 87
  • Estação Anhangabaú (antiga Praça da Bandeira / Anhangabaú) – Rua Santo Amaro, 43/45/47/53/61/67

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