A Receita Federal abrirá, nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Este será o maior lote já registrado em número de beneficiados e o segundo em valor total a ser pago, com R$ 10 bilhões a serem depositados para aproximadamente 7,2 milhões de pessoas. O lote também contempla pagamentos residuais de anos anteriores.
De acordo com a Receita, a maior parte do montante será destinada a contribuintes com prioridade legal ou preferencial. A distribuição dos valores ocorrerá da seguinte forma:
- 6.316.894 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via Pix;
- 755.978 contribuintes sem prioridade;
- 83.575 pessoas entre 60 e 79 anos de idade;
- 35.315 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 15.988 idosos com mais de 80 anos;
- 11.298 contribuintes com deficiência física, mental ou com doenças graves.
Receita: pagamento da restituição do IR via Pix
Neste ano, contribuintes que combinaram o uso da declaração pré-preenchida com a opção de restituição via Pix passaram a ter prioridade, mesmo sem previsão legal específica.
A verificação do lote pode ser feita no site da Receita Federal, acessando a área “Meu Imposto de Renda” e clicando em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível por meio do aplicativo da Receita, compatível com smartphones e tablets.
Leia também
O pagamento das restituições será efetuado no dia 31 de julho, diretamente na conta bancária ou na chave Pix (tipo CPF) informada na declaração. Quem não estiver incluído neste lote pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), consultar o extrato da declaração e, caso identifique pendências, enviar uma correção para entrar nos próximos lotes.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






