Os hospitais estão tendo diversas iniciativas inovadoras para ampliar o uso da Inteligência Artificial (IA) em suas unidades de saúde, buscando eficiência operacional, qualidade assistencial e experiência do paciente.
A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo e a Rede D’Or São Luiz, são exemplos do uso da IA em suas unidades.
Para Marcelo Teixeira, diretor médico do Hospital São Luiz Alphaville, a inteligência artificial é uma grade aliada na prestação de serviços médicos. “A IA permitirá, cada vez mais, que os profissionais de saúde dediquem seu tempo ao contato humano, ao acolhimento dos pacientes e de seus familiares. Aparentemente pode ser estranho e contra intuitivo, mas vejo que a IA resultará em uma maior humanização na Saúde”, afirma Dr. Teixeira.
O Hospital São Luiz Alphaville utiliza a tecnologia nos processos assistencial: avaliação de imagens sugestivas de neoplasia nos exames de RX, tomografia e ressonância magnética; monitorização de exames e seus resultados (alertando de potenciais doenças raras); criação de contraste venoso ou arterial virtual (evitando a infusão de grandes volumes de contraste nos pacientes). “Aplicamos a tecnologia também nas salas cirúrgicas, possibilitando ao cirurgião planejar e realizar a cirurgia de forma virtual se adaptando inclusive durante a realização da cirurgia”, complementa o profissional.
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A unidade de saúde usa a ferramenta ainda no seu Processo de Monitorização e Segurança Patrimonial. Por meio de câmeras de monitorização, “A IA acompanha e identifica atitudes suspeitas no hospital, aumento a segurança contra furtos, golpes e vazamento de exames”, destaca Dr. Teixeira.
O hospital está implantando vários projetos que envolvem a inteligência artificial, abrangendo todas as áreas da unidade em Alphaville: no agendamento cirúrgico, na experiência do cliente e em processos financeiros.

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Inteligência artificial no São Camilo
A reportagem do Jornal Giro entrevistou Allef Hermerson do Carmo, CEO da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo sobre o uso da inteligência artificial em suas unidades. Confira o bate-papo abaixo:
Jornal Giro – Em quais áreas o Hospital São Camilo já aplica a Inteligência Artificial (IA)?
Allef do Carmo – Na área assistencial na UTI Pompeia com o Agente IA Beira Leito, que será expandido para a UTI Santana; e em áreas administrativas como Contratos, Cadastro, Ambiental, TI, além de Compras, com Agentes IA com Linguagem Natural com acesso a Dados de processos, cadastros, contratos etc. Além disso, usamos a ferramenta em áreas operacionais como o Call Center, no Projeto com Agente IA, para automação de processos de Elegibilidade de Cobertura Planos de Saúde.
Jornal Giro – Quais as ferramentas de IA são usadas pela rede? Explicar cada uma.
Allef do Carmo – Utilizamos Copilot Studio para criar Agentes GenAI com fluxos personalizados, conectados a fontes internas e modelos de linguagem avançados. Esses agentes interpretam documentos oficiais de procedimentos e respondem, de forma imediata e contextualizada, às dúvidas das equipes assistenciais diretamente nos carrinhos Beira Leito, garantindo agilidade, precisão e inovação no cuidado ao paciente.
Além disso, aplicamos a técnica de RAG (Retrieval-Augmented Generation) numa iniciativa para criar um agente voltado ao Call Center, que consulta informações de elegibilidade/prazo de autorização dos planos de saúde a partir de dados armazenados em um SharePoint da área. Essa abordagem, que combina recuperação de dados relevantes com geração de linguagem natural, tem reduzido de 10% a 15% o tempo médio das ligações nos acompanhamentos, oferecendo respostas corretas e rápidas.
Como próximo passo, planejamos integrar dados do sistema HIS (sistema de informações hospitalares) para disponibilizar informações ágeis sobre consulta de cobertura, ampliando ainda mais a eficiência e a experiência do paciente.
Jornal Giro – Quais as vantagens de se utilizar a IA nos hospitais?
Allef do Carmo – São inúmeras vantagens da Inteligência artificial. Entre elas, podemos citar a redução do tempo em processos críticos. Por exemplo, hoje reduzimos em até 15% o tempo de uma ligação no call center. Outro exemplo é a automatização de tarefas repetitivas, otimizando o tempo dos profissionais e permitindo que realizem outras atividades de maior valor e com mais tempo e qualidade.
Além disso, o uso de IA garante respostas consistentes e baseadas em protocolos oficiais, reduzindo erros humanos e glosas (recusa de pagamento pelo plano de saúde). Quando pensamos em experiência do cliente, com o uso de IA, podemos proporcionar um atendimento mais rápido e assertivo, reduzindo também o tempo de espera e assim gerando aumento da satisfação.
Jornal Giro – Há novidades em IA para serem implantadas no São Camilo? Quais?
Allef do Carmo – A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conduz diversas iniciativas inovadoras para ampliar o uso de inteligência artificial, com foco em eficiência operacional, qualidade assistencial e experiência do paciente. Entre as principais novidades estão:
- IA para garantir qualidade, velocidade e governança na entrega dos dados negociados com operadoras, reduzindo retrabalho e apoiando negociações estratégicas.
- Modelos de análise de exames e antecipação de tratamentos em pacientes críticos com o objetivo de agilizar e identificar oportunidades precoces de tratamento;
- Modelos preditivos para otimização do fluxo cirúrgico a fim de melhorar o planejamento e aumentar a eficiência operacional;
- Gestão de leitos inteligente para estimar, com alta precisão, o tempo previsto de permanência hospitalar de cada paciente, considerando variáveis clínicas e assistenciais.
- Sumarização de prontuários com Oracle Autonomous, permitindo consultas mais rápidas e seguras;
- Inteligência artificial para análise preditiva de exames médicos, antecipando riscos e melhorando a tomada de decisão clínica;
- IA para gestão de processos assistenciais e sugestão de melhorias nos fluxos clínicos (mineração de processos);
- Inteligência artificial voltada para predição e análise de dados clínicos, apoiando decisões estratégicas e assistenciais;
- IA aplicada ao processo de agendamento via agente inteligente, conduzindo e dando suporte ao paciente no ato do agendamento, com experiência personalizada;
- Inteligência artificial para captura de códigos diretamente das imagens dos pedidos médicos/TISS, automatizando o lançamento das informações no sistema e reduzindo erros manuais;
- Gravação e Transcrição de dados clínicos durante a consulta médica, garantindo registros completos e seguros em tempo real;
- Plataforma para análise preditiva dos indicadores clínicos e administrativos, permitindo gestão proativa e tomada de decisão baseada em dados em tempo real.

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