Nos próximos dias, o Metrô de São Paulo vai passar a reforçar a oferta de trens. A medida entrará em vigor a partir deste sábado (29) e visa atender o fluxo de pessoas nas estações em virtude das compras de Natal.
Para garantir uma melhor experiência aos consumidores e aos demais passageiros, entre esta quarta-feira (26) e sexta-feira (28), o Metrô aumentará a frota de trens durante os horários de pico, para as compras na Black Friday.
No total, serão cinco trens adicionados às quatro linhas do sistema das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. Além disso, o efetivo de agentes de segurança será reforçado em algumas estações para garantir uma viagem segura.
“O objetivo é atender às estações em regiões centrais, como São Bento e Brás, que recebem um grande fluxo de pessoas em busca das lembrancinhas de Natal e compras em geral. Além disso, o efetivo de agentes de segurança será reforçado em algumas estações para garantir uma viagem segura”, explicou o Governo do Estado de São Paulo.
Leia também
Metrô: Dicas de segurança no período de compras de Natal
Para boas compras no período do fim de ano, o Metrô trouxe uma série de dicas para os usuários, a fim de melhorar a experiência coletiva no transporte sobre trilhos.
O órgão recomenda que se evite áreas aglomeradas nas plataformas, especialmente nas estações mais movimentadas neste período, geralmente as que são mais próximas das regiões de intenso comércio, como a 25 de Março e Brás. Ao embarcar dirija-se ao corredor do vagão, evitando ficar na região das portas do trem.
Outro cuidado importante é ter a atenção redobrada nas escadas rolantes. Manter uma distância segura, utilizar o corrimão, segurar a mão das crianças e evitar excesso de bagagem nas escadas são fundamentais para evitar acidentes.
“Vale lembrar que é proibido transportar volumes com dimensões superiores a 150X60X30cm ou que, mesmo dentro das proporções permitidas, causem transtorno ou tragam risco aos demais passageiros”, destaca o Metrô.




É proibido transportar volumes com dimensões superiores a 150X60X30cm nos vagões (Divulgação/Governo do Estado de SP)
O órgão ainda salienta que correr nas plataformas ou nas escadas é um convite para tombos e tropeços, bem como sentar-se no chão, degraus ou muretas ou deitar-se no piso de estações e trens é outra prática que oferece risco de acidentes e atrapalha a circulação das pessoas.
Proteger objetos de valor é sempre mais seguro. Mantenha seus pertences pessoais seguros e evite expor objetos de valor, como carteiras e celulares em locais de aglomeração. Bolsas e mochilas devem ser carregados junto ao corpo.
Respeitar a sinalização das estações e dos trens também evita incômodos. Preste atenção às placas de orientação e sinalização para evitar confusão. Nunca ultrapasse a faixa amarela da plataforma antes do trem abrir as portas. Qualquer dúvida, a orientação é consultar um funcionário ou ligar para a Central de Atendimento do Metrô no 0800-770-7722, das 5h à meia-noite.
Caso alguém presencie algum comportamento inadequado, orientamos denunciar a um funcionário, pelo aplicativo Metrô Conecta ou ainda pelo SMS 9 7333 2252. Os agentes seguranças estão prontos a atender toda e qualquer ocorrência.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 18 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






