Mesmo com a vitória da EcoRodovias nas concessões, a CCR ViaOeste deve finalizar obras na Castello Branco e Raposo Tavares; saiba mais
A concessionária EcoRodovias assume a administração das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e a Coronel Nelson Tranchesi, a partir de abril deste ano. As informações foram confirmadas pelo Jornal Giro S/A, nesta quinta-feira (13).
À reportagem, a Secretaria de Parcerias em Investimentos, do Governo do Estadual paulista, informou que a o contrato de concessão dos mais de dos 1.800 km de rodovias, será assinado no mês de março para início da operação no mês seguinte.
As concessões compõem o pacote do “Lote Nova Raposo”, que foi leiloado em novembro do ano passado, com uma oferta de R$ 2,1 bilhões, superando outros três concorrentes. No estado de São Paulo, a EcoRodovias administra o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto.
Os empreendimentos foram qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). A proposta é foi de fazer concessão de trechos de vias operadas atualmente pela ViaOeste e incluir estradas sob gestão do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
“No primeiro ano de concessão, estão previstas algumas adequações na rodovia como, por exemplo, melhoria da sinalização e recuperação de pavimento, além da instalação de novos sistemas eletrônicos como CFTVs, painéis de mensagens, sistemas de atendimento aos usuários, entre outros”, informou a Secretaria de Parcerias em Investimentos.
EcoRodovias assume a Castello e Raposo: detalhes sobre as obras em andamento
Mesmo com a vitória da EcoRodovias no leilão da Nova Raposo, a CCR ViaOeste, concessionária que administra o sistema Castello Branco-Raposo Tavares, seguirá realizando as obras viárias.
Dentre as construções que vem sendo feitas pela empresa, está a obra de extensão das pistas marginais da via e remodelação dos trevos de Alphaville e Barueri, cujas finalizações estão previstas para 2025. Além de ações de recuperação e restauração de pavimentos.
“Em relação às obras já em andamento, elas continuam sendo realizadas pela CCR ViaOeste, conforme o cronograma vigente. O contrato do Lote Nova Raposo prevê a continuidade dessas obras mesmo após a transferência da concessão para EcoRodovias, caso necessário”, explicou a Secretaria de Parcerias em Investimentos.
EcoRodovias assume o projeto Nova Raposo: detalhes do projeto
A concessão inclui três rodovias: SP-280, SP-270, SP-029 e também o trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste.
Segundo o Governo Estadual, a medida vai beneficiar dez municípios. São eles Araçariguama, Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba, São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu das Artes.
O projeto, que será realizado pela EcoRodovias, prevê investimentos em duplicações; implantação de faixas adicionais; vias marginais; novos dispositivos; adequação de obras de artes especiais; novas passarelas; e pontos de ônibus.
O programa prevê investimento de R$ 7,9 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão. Os recursos serão aplicados em melhorias de 92 quilômetros nas três rodovias, além do trecho municipal entre os municípios de Cotia e Embu das Artes, paralelo ao Rodoanel Oeste.
Ainda segundo o Governo do Estado de São Paulo, as estradas administradas pela EcoRodovias contarão com a implantação de pórticos do sistema automático conhecido como free flow, que fazem a leitura das tags e a identificação das placas e veículos para cobrança da tarifa.
A solução trará benefícios aos usuários em todo o trecho concedido ao otimizar o fluxo de veículos, diminuir os congestionamentos, além de reduzir o tempo de permanência nas cabines dos pedágios e consequente emissão de C02.




O programa prevê investimento de R$ 7,9 bilhões (Divulgação/Governo do Estado de SP)
“O sistema automático será implantado em toda a extensão, permitindo uma cobrança mais justa pelo trecho percorrido pelos usuários. Também haverá o Desconto de Usuário Frequente (DUF) para quem utilizar o trecho. Caso o motorista passe pelo mesmo trecho mais de dez vezes, terá redução de 10% no valor cobrado. A partir da 21ª passagem, a redução será de 20%. Além disso, aqueles que contarem com tags instaladas nos veículos terão desconto de 5%”, explicou a gestão executiva estadual paulista.
Além disso, com o fim do contrato da ViaOeste, as praças de pedágio já existentes terão seus valores revisados e, a partir de abril de 2025, a redução média será de 28% nas praças de Osasco, Barueri e Itapevi, localizadas na Rodovia Castello Branco.
Outro ponto importante é que na Rodovia Raposo Tavares, no trecho entre Cotia e São Paulo, a cobrança de pedágio só será realizada nas vias expressas. A cobrança somente será feita após a finalização das obras de implantação das marginais, onde não haverá cobrança. A previsão é que as intervenções sejam concluídas no oitavo ano da concessão.
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