A secretaria de Saúde de Osasco anunciou a desativação do “Centro de Terapia Intensiva da Covid”, que funcionava dentro do Pronto-Socorro do Jardim D’Abril. De acordo com a administração municipal, a decisão de encerrar as atividades do espaço foi tomada em decorrência da queda expressiva dos índices de internações por covid-19 na cidade.
Com o fechamento da ala, a unidade hospitalar retoma os atendimentos de rotina. Já os 32 leitos existentes no local serão usados como retaguarda de atendimento da rede municipal de saúde para outras especialidades, a partir de 10 de novembro.
Inaugurado em março de 2020, o “Centro de Terapia Intensiva” atuou diretamente no combate ao coronavírus. O espaço operou de portas fechadas para atendimentos de urgência e emergência de pacientes acometidos por problemas respiratórios. Os cinco pacientes que continuavam internados, foram transferidos para o Hospital Municipal Antônio Giglio.
De acordo com o governo do estado de São Paulo, Osasco têm cerca de 45.806 casos confirmados de covid-19 e 2.692 pessoas morreram em virtude desta doença. Com pouco mais de 700 mil habitantes, até o momento, a cidade já aplicou mais de 1.127.064 de doses das vacinas contra o coronavírus nos munícipes.