O trecho oeste do Rodoanel Mário Covas está recebendo novas barreiras acústicas. As estruturas acrílicas externas projetadas para proteger áreas sensíveis contra os impactos da poluição sonora e estão sendo instaladas na região de Barueri.
Os equipamentos estão sendo colocados no km 21 e no km 22+900 e visam ser uma solução mais eficaz para mitigar ruídos provenientes de rodovias, ferrovias, áreas industriais, dentre outras, sem necessidade de alterar a fonte emissora.
Segundo a concessionária Rodoanel Oeste, que administra o trecho, as peças foram importadas de Israel e unem eficiência na redução da poluição sonora e inovação em design. As equipes de Engenharia estão empenhadas na implantação de barreiras acústicas de material acrílico.
“Com a instalação das novas barreiras acústicas em acrílico, moradores do entorno do km 21 do Rodoanel Mário Covas, especialmente da Comunidade Santa Maria, terão uma significativa redução da poluição sonora e ambiental, sem perder a conexão visual com o entorno. A iniciativa reforça o compromisso da concessionária em oferecer soluções modernas, sustentáveis e alinhadas às melhores práticas internacionais de infraestrutura viária”, afirma a empresa.
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Ao contrário das barreiras opacas tradicionais, as novas estruturas em tom azulado e com transparência formam um mosaico de cores à margem da rodovia e oferecem visibilidade plena da paisagem urbana, sem gerar sensação de isolamento nas comunidades lindeiras.
Rodoanel: novas barreiras evitam vandalismo




As placas de cada vão pesam em torno de 140 quilos (Divulgação/Rodoanel Oeste)
Outras vantagens das novas placas acrílicas são a entrada de luz solar, garantindo integração com o ambiente, a leveza e a flexibilidade, além da alta resistência do material às intempéries, tais como a radiação UV e demais condições extremas
Cada vão destinado a instalação das placas no trecho Oeste do Rodoanel mede 2m de largura por 3m de altura e as placas de cada vão pesam em torno de 140 quilos. Além disso, o material de 20 milímetros de espessura tem durabilidade superior às barreiras acústicas tradicionais, garantindo proteção extra contra impactos e vandalismo.
“Essas novas barreiras acústicas são novidade no trecho do Rodoanel. Estamos agregando esse material de última geração aos nossos projetos de Engenharia, para que possamos entregar obras cada vez mais modernas, seguras e eficientes. É mais um passo importante para promover a integração entre rodovia e comunidade”, comentou o coordenador da obra, Thiago Macedo de Sa Morais.
As novas barreiras acústicas do Rodoanel Mário Covas possuem conformidade internacional, atendendo às normas EN-1793 (propriedades acústicas) e EN-1794 (resistência estrutural, inflamabilidade e transmissão de luz). Todas as peças foram testadas e aprovadas, de acordo com esses padrões, garantindo máxima qualidade e segurança e reduzindo, comprovadamente, até 35 decibéis de ruído.
A implantação das placas acrílicas está ocorrendo em quatro pontos da SP-021 (2 na pista interna e 2 na pista externa) e deve ser finalizada em 20 de dezembro.
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