Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Barueri e Osasco contabilizam 63 ocorrências com pipas

Logo Giro
Entre as cidades que compõem o consórcio Cioeste, Carapicuíba, Osasco, Barueri e Itapevi lideram em números de registros (Marcelo Camargo / Agência Brasil / Divulgação)

De janeiro a junho de 2023, a Enel Distribuição registrou mais de 1.000 ocorrências com pipas na rede elétrica na Região Metropolitana de SP

Com chegada das férias escolares de julho, as crianças estão ansiosas pelos passeios e brincadeiras ao ar livre, e uma das atividades favoritas é empinar pipa. No entanto, é crucial ter atenção às dicas de segurança para garantir que essa diversão seja agradável e livre de acidentes, que infelizmente ainda ocorrem com frequência.

Diante desse cenário, a Enel Distribuição São Paulo, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 municípios da Grande São Paulo, divulgou o balanço das ocorrências envolvendo pipas na rede elétrica durante o primeiro semestre de 2023.

No período de janeiro a junho de 2023, a companhia registrou 1.092 casos de falhas na rede elétrica causadas pelo contato de pipas na região Metropolitana de São Paulo, um aumento de 45,02% em relação ao mesmo período de 2022. No ano anterior, foram contabilizadas 2.082 ocorrências por esse motivo, representando um aumento de 19,38% em comparação a 2021.

LEIA TAMBÉM: Centro de Controle de trens será inaugurado em Osasco

Entre os 12 municípios da Região Metropolitana de São Paulo que integram o consórcio *Cioeste, quatro deles estão na lista que lidera o número de ocorrências:

Barueri: 15 registros (aumento de + 50% em comparação ao mesmo período de 2022)
Carapicuíba: 51 registros (aumento de + 75,86%
em comparação ao mesmo período de 2022)
Itapevi: 15 registros (redução de – 6,25% em comparação ao mesmo período de 2022)
Osasco: 48 registros
(aumento de + 100% em comparação ao mesmo período de 2022)

Ocorrências com pipas pode resultar em curtos-circuitos e derretimentos

A interrupção do fornecimento de energia devido às pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, quando as linhas ficam enroscadas nas redes elétricas, isso provoca desgaste nos fios, podendo resultar em curtos-circuitos e derretimentos. Nessas situações, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir parte dos fios, a fim de restabelecer o serviço.

Barueri e Osasco contabilizam 63 ocorrências com pipas
Funcionários realizam manutenção na rede elétrica (Rovena Rosa / Agência Brasil / Divulgação)

Aqui estão algumas dicas importantes sobre a prática de empinar pipa:

  • Caso a pipa se enrosque na rede, postes ou antenas, oriente os praticantes a não arremessar objetos nos fios e a não tentar resgatá-los. Somente técnicos treinados da distribuidora, que utilizam equipamentos de segurança adequados, estão autorizados a lidar com a rede elétrica.
  • Empinar pipas perto da rede elétrica é extremamente perigoso, pois há o risco de a linha ou a própria pipa se enroscar nos fios, resultando em descargas elétricas. É mais indicado empinar pipas em espaços abertos, como parques e campos de futebol.
  • Evite o uso de materiais metálicos, como o alumínio, na fabricação da pipa, pois eles conduzem eletricidade e aumentam o risco de choque elétrico, com possibilidade de morte.
  • Evite o uso de “rabiolas”, pois elas podem ficar presas nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais.
  • Não é recomendado soltar pipas durante chuvas, pois elas funcionam como para-raios, conduzindo energia e podendo causar acidentes fatais.
  • O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco, pois ele pode cortar os fios de alumínio ou cobre, aumentando o risco de choques elétricos devido a rompimentos nos cabos.
  • O uso da chamada linha chilena, que possui quatro vezes mais poder de corte do que o cerol tradicionalmente usado em pipas, tem agravado a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas, e os danos à rede elétrica também são maiores.
  • É aconselhável que sempre haja um adulto responsável acompanhando as crianças durante a brincadeira.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 15 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos 12 municípios que compõem o consórcio *Cioeste. Essas cidades estão localizadas na Região Metropolitana da Grande São Paulo e possuem uma população que ultrapassa os 2,4 milhões de habitantes.    

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.

*Cioeste: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista.

Receba nossas notícias em seu e-mail