O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta aos consumidores sobre a venda e o consumo de azeites de oliva fraudados. Os produtos foram inspecionados pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Segundo o órgão, esses azeites não atendem aos padrões de identidade e qualidade exigidos pela legislação, sendo considerados impróprios para consumo.
As amostras coletadas pelo departamento foram analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária que confirmaram a presença de outros tipos de óleos vegetais na composição, o que caracteriza fraude.
Leia também
+SIGA os canais de notícias do GIRO no Whatsapp, Telegram e Linkedin

Azeites: confira as marcas e lotes
Veja, no quadro abaixo, a lista de azeites impróprios para consumo, divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa):

Caso o consumidor tenha adquirido algum desses produtos impróprios, a orientação é interromper imediatamente o uso. Além disso, se desejar, tem direito a solicitar a substituição do item, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
O Mapa reforça que a comercialização desses produtos constitui infração grave.
Com informações de Agência Brasil.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de São Paulo e Taboão da Serra.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.






