Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Varíola dos macacos: Barueri registra primeiro caso e sobe para 11 o número de infectados na região

Logo Giro
Apesar de altamente contagiosa, a varíola dos macacos não parece ser uma doença fatal (Divulgação/Rovena Rosa/Agência Brasil)

A secretaria de estado da Saúde de São Paulo divulgou nesta segunda-feira (18) que cidade de Barueri registrou o primeiro caso da varíola dos macacos. Com esse caso, sobe para 11 o número de pessoas infectadas com o vírus da doença entre as 12 cidades da Região Oeste da Grande SP que integram um consórcio de municípios. Até o momento são contabilizados seis casos em Itapevi, três em Osasco, um em Cajamar e um em Barueri. No estado já são 304 casos.

Apesar de altamente contagiosa, a varíola dos macacos não parece ser uma doença fatal, pelo menos não na região. Todos os pacientes estão com quadros evoluindo positivamente, o que é uma ótima notícia. Segundo os especialistas, a prevenção consiste em evitar contato íntimo com pessoas que apresentem lesões na pele, higienizar bem as mãos com água, sabão e álcool em gel, usar máscara em ambientes fechados e não compartilhar objetos pessoais.

À reportagem do GIRO, a secretaria de comunicação da prefeitura de Barueri enviou a seguinte nota:

O primeiro caso de varíola dos macacos em Barueri é um homem, morador do Parque Imperial. Ele está em isolamento domiciliar e passa bem. Está sendo monitorado diariamente. Não viajou, é um caso de transmissão comunitária. Não há nenhum outro caso em investigação, neste momento, de moradores, mas isso muda rápido.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.