Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

Em três meses, GCM de Osasco realizou mais de 11 mil rondas preventivas em escolas municipais

Logo Giro
GCM de Osasco atendeu mais de 19 mil casos somando todas as ocorrências do primeiro trimestre de 2023 (Divulgação / Secom Osasco )

Objetivo é manter a segurança de alunos e profissionais da Educação. No período, corporação atendeu ainda mais de 1.200 ocorrências de violência doméstica e recolheu 43 carros em situação irregular

A Guarda Civil Municipal (GCM de Osasco) divulgou na manhã de sexta-feira (12), o balanço das ações desenvolvidas no primeiro trimestre de 2023 na cidade de Osasco. No total, foram quase 19.512 atendimentos nos três primeiros meses deste ano, sendo 11.567 apenas de rondas preventivas realizadas no entorno das unidades escolares da rede de ensino municipal da cidade.

LEIA TAMBÉM: Homem armado com faca tenta invadir creche em Osasco. Polícia prende suspeito

As rondas escolares têm por finalidade garantir a segurança dos alunos e funcionários da Educação. Além disso, as rondas ajudam a impedir a prática de ações criminosos nos arredores das unidades escolares. Neste ano, a GCM conta com apoio para monitorar as escolas e creches, vinculadas à administração municipal, já que no fim de fevereiro, o prefeito Rogério Lins (Podemos) inaugurou uma Central de Monitoramento Escolar (CME).

Com a medida, todas as escolas passam a contar com câmeras e alarme de segurança, sendo monitoradas em tempo real 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. A central é incorporada ao Centro de Operações Integradas (COI), comandada pelos forças de segurança municipal.

GCM de Osasco: atendimento às vítimas de violência doméstica

Em três meses, GCM de Osasco realizou mais de 11 mil rondas preventivas em escolas municipais
Guardiã Maria da Penha faz as rondas para coibir crimes contra mulheres (Francisco Cepeda/Giro S/A)

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela GCM de Osasco, os casos de violência doméstica ficam em segundo lugar. No total, foram 1.297 ocorrências nos três primeiros meses deste ano. Vale frisar que a cidade possui o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência – PROMADU e o Projeto Guardiã Maria da Penha.

Segundo a corporação, os agentes da GCM de Osasco também abordaram 532 pessoas em atitude suspeita, recolheram para o pátio de veículos um total de 43 carros em situação irregular e atenderam 440 ocorrências de apoio a outros órgãos públicos.

Bairros com mais ocorrências atendidas pela GCM de Osasco

Em três meses, GCM de Osasco realizou mais de 11 mil rondas preventivas em escolas municipais
Gráfico divulgado pela Guarda Civil com o total de atendimentos (Divulgação/GCM de Osasco)

Osasco é uma cidade com 64 mil quilômetros quadrados e mais de 777 mil habitantes, segundo prévia divulgada em dezembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse grande número de habitantes justifica a grande quantidade de ocorrências.

Segundo dados da GCM de Osasco oito bairros são os com maiores índices de ocorrências, entre eles, estão seis da zona sul (Jardim Conceição, Jardim Santo Antônio, Novo Osasco, Jardim Veloso, Jaguaribe e Pestana); na zona norte o bairro com mais ocorrência é o Rochdale. A região central também aparece na lista de bairros com mais atendimentos nos três primeiros meses deste ano. Veja mais dados no gráfico divulgado pela Guarda Civil (acima).

Receba nossas notícias em seu e-mail