Um dos destaques do segmento foi a geração de empregos. No município de Barueri, por exemplo, o saldo positivo foi de 2.907 vagas de janeiro a outubro deste ano. Acompanhe os detalhes e tendências
A projeção do SindusCon-SP, de crescimento do PIB da Construção, foi revista para cima e estimada em 7% este ano, com expectativa de alcançar mais 2,4% em 2023. A estimativa foi anunciada na terça-feira (6) pela entidade.
Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, destacou que o mercado imobiliário, mesmo com taxas de juros alta, desemprego e menor renda disponível das famílias, teve bom desempenho, em parte por conta da percepção de desencanto com o mercado financeiro durante a pandemia da covid-19; “Em 2023, teremos um ano de arrumação da economia, com muitos desafios”, destacou Zaidan.
O vice-presidente ressaltou ainda que as previsões do início deste ano de todos os setores, inclusive as da construção, foram superadas, uma vez que no começo de 2022 as visões ainda estavam contaminadas pelos efeitos recessivos da pandemia.
Leia também
Segundo Zaidan, algumas empresas seguram investimentos enquanto outras consideram que não haverá mudança radical, e que não será o anúncio dos nomes da equipe econômica que trará grandes alterações. “As decisões no mercado da construção não são tomadas rapidamente. Há angústia natural em relação a quem comporá a equipe econômica; É possível que se repita o desenho do primeiro governo Lula (um ministro político e técnicos nas diversas secretarias). Se o setor da construção não tomar decisões em dezembro, precisará tomá-las em janeiro”, afirmou ele.
Barueri apresenta saldo de empregos positivo no setor
Para Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos de Construção do FGV/Ibre, o ano de 2023 será mais favorável aos segmentos de alta renda e habitação econômica, no segmento de edificações. Ana Maria projeta crescimentos de 5% para edificações, 4% para serviços da construção, 1% para infraestrutura e 1% para o chamado “consumo formiguinha” e autogestão.
Quando o assunto é saldo positivo de oportunidades de trabalho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o emprego com carteira assinada apresentou até setembro de 2022 crescimento de 10,8% na construção civil. No município de Barueri, por exemplo, o saldo positivo de empregos foi de 2.907 de janeiro a outubro deste ano.
“A recuperação da ocupação e dos rendimentos está determinando as taxas positivas registradas pelo setor, que têm superado muito as projeções do início do ano. Por ser uma atividade essencialmente intensiva em mão de obra, o aumento da ocupação confirma um crescimento vigoroso da atividade. O ciclo de negócios que foi retomado ainda de forma tímida em 2019 prosseguiu nos anos seguintes e o mercado de trabalho está captando esse movimento”, afirma Ana Maria.
*Com informações de SindusCon-SP.