Municípios têm intensificado as campanhas de conscientização para conter o número de infectados com a doença. Cotia lidera o número de casos (3), seguida por Osasco (2), Cajamar (1) e Carapicuíba (1)
Com as altas temperaturas do verão e as constantes chuvas que aceleram a quantidade de criadouros e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, as prefeituras de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista têm intensificado as campanhas de prevenção e conscientização da doença.
A reportagem do GIRO apurou que, entre 1º e 20 de janeiro de 2023, foram registrados sete casos confirmados de dengue em municípios que integram o consórcio Cioeste: Cotia (3), Osasco (2), Cajamar (1) e Carapicuíba (1). E o início das campanhas contribuem para o não agravamento do setor no cenário nacional.
Em 2022, o Brasil registrou 1.016 mortes e 1.450.270 casos prováveis de dengue. Uma elevação de 162,5% de casos da doença, comparado a 2021, conforme dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
Muitos profissionais da saúde acreditam que o diagnóstico tardio pode ter ocasionado a alta de casos fatais, pois alguns sintomas da dengue como febre, mal-estar, fraqueza e dores de cabeça e no corpo podem ter confundido com outras doenças como a covid-19.
Entre os cuidados considerados que evitam a proliferação do Aedes aegypti estão em:
– Deixar a caixa d’água sempre fechada;
– Manter as calhas limpas;
– Colocar areia nos pratos de plantas;
– Guardar pneus em locais cobertos;
– Evitar o acúmulo de entulho;
– Colocar o lixo em sacos e em lixeiras bem tampadas;
– Lavar sempre com escova os pratos de água e comida dos animais;
– Tratar a água da piscina com cloro e mantê-la sempre limpa;
– Em caso de sintomas da doença, procurar uma unidade de saúde para o atendimento médico.
Além desses cuidados, as Prefeituras têm realizado uma série de ações.
Barueri tem promovido ações de combate à dengue durante todo o ano. Nos períodos de fortes chuvas e calor ganham reforço. Com apoio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses, agentes de controle e prevenção às endemias, gestores e líderes de campo são realizadas visitas aos imóveis residenciais e comerciais para orientar as pessoas sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, além da comunicação nas redes sociais, distribuição de materiais educativos, uso dos bonecos (Dengoso, Dengosa e Prevenildo) para atrair a atenção da população, faixas nos semáforos, carros de som, entre outros.
Já as visitas de rotina se estendem aos imóveis especiais (escolas, UBS’s, Hospitais, Secretarias, próprios públicos, etc.) e pontos estratégicos (ferro velho, comércio de sucatas, cemitério, entre outros).
Em Cotia, as ações também acontecem o ano inteiro. Os agentes de saúde visitam as residências e comércios. Já nos locais considerados de maior risco de proliferação do mosquito como borracharias, cemitérios, cooperativas, as equipes vão com mais frequência, a cada 15 dias. E aos sábados é realizada uma ação conjunta com o intuito de percorrer o mesmo bairro e encontrar mais moradores em casa para orientar o maior número de munícipes.
Em Osasco, a campanha tem contemplado a rotina de ações de controle e prevenção com orientações casa a casa realizadas pelos agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, além de toda comunicação visual envolvendo mídias digitais e impressas.
No município de Jandira, a Prefeitura tem reforçado a orientação da sua população desde a terceira semana de novembro de 2022, por meio da realização do Dia D da Dengue e dado continuidade à campanha até março deste ano.
Com a campanha Patrulha da Dengue, a Prefeitura de Carapicuíba tem percorrido, desde novembro de 2022, os bairros com o apoio de profissionais da saúde promovendo vistorias técnicas nas residências em busca de possíveis criadouros do mosquito, fazendo panfletagem, orientando os moradores sobre os perigos das doenças transmitidas pelo Aedes.
Em Vargem Grande Paulista, a “Semana Estadual de motivação social contra o mosquito Aedes aegypti” promovida, entre 21 e 26 de novembro de 2022, deu início às atividades com as crianças nas escolas municipais com distribuição de panfletos nas UBS’ s (Unidades Básicas de Saúde) e a criação do cantinho da dengue nas unidades de saúde com entrega de materiais informativos.
Em Cajamar, a prevenção acontece durante todo o ano com visita aos bairros, nos dias da semana, de segunda a sexta-feira, com a campanha Cajamar contra a Dengue. Há um reforço na Semana de Mobilização Nacional, realizada em parceria com os governos estadual e federal, que é programada, nos meses de abril e novembro, além das orientações publicadas nas redes sociais da Prefeitura.
Já Itapevi conta com o “Mutirão contra o Aedes” iniciado em 21 de janeiro deste ano e deve se estender até maio para atender diversos bairros da cidade. A ação acontece todos os sábados sem chuva, pois são aplicados larvicidas nos criadouros.
Os agentes de saúde e de limpeza visitam casa por casa e orientam os moradores sobre a prevenção e indicam possíveis focos do mosquito enquanto o caminhão Cata-Bagulho recolhe das ruas móveis velhos e sem uso. Durante a semana, o trabalho de conscientização continua em todas as ruas da região onde ocorreu a ação no final de semana.
E em Pirapora do Bom Jesus, a campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti também já começou com a divulgação de materiais fixados nas unidades de saúde, nas ruas e com as visitas dos agentes de saúde nas casas e comércios da cidade.
CASOS DE DENGUE
Araçariguama: * –
Barueri: 1 confirmado e 8 notificados
Cajamar: 1 confirmado
Carapicuíba: 1 confirmado
Cotia: 3 confirmados
Itapevi: 0 confirmado e 4 investigados
Jandira: 0 confirmado
Osasco: 2 confirmados
Pirapora do Bom Jesus: 0
Santana de Parnaíba: * –
São Roque: * –
Vargem Grande Paulista: 0
* – Não responderam até o fechamento do jornal
Dados registrados entre 1º e 20 de janeiro de 2023.