giro

São Roque: Polícia e MP apreendem arsenal com mais de 100 armas em sítio

Operação desmonta fábrica de munições e apreende fuzis, pistolas e espingardas em São Roque; Polícia avalia patrimônio de R$ 2 milhões
Armamento foi apreendido em sítio na cidade de São Roque (Divulgação)

Gabriel Zorante
Da Redação

Na manhã desta sexta-feira (22), uma operação conjunta do Ministério Público (MP), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Polícia Militar, com o apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), resultou na apreensão de um arsenal com mais de 100 armas em São Roque, região metropolitana de São Paulo.

A ação teve como foco principal um sítio localizado no bairro Vila Darcy, em São Roque, que funcionava clandestinamente como uma verdadeira fábrica de munições. Durante as buscas, foram encontrados 65 armas longas e 45 armas curtas, entre fuzis, revólveres, pistolas, espingardas e até armas automáticas. Além disso, a polícia apreendeu inúmeros carregadores e munições em grande quantidade.

Paralelamente, um imóvel localizado na Vila Leopoldina, bairro da capital paulista, também foi alvo da operação, onde foram recolhidas aproximadamente 20 lunetas e demais munições, reforçando a complexidade da investigação.

O material apreendido será encaminhado à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba (SP), responsável por aprofundar as investigações. Segundo o Gaeco, o valor estimado das armas e equipamentos supera a marca de R$ 2 milhões.

O principal suspeito é um engenheiro com registro CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), que possuía apenas 49 armas com documentação regular. Ele não foi localizado nos endereços vistoriados durante a operação e, portanto, não foi preso. Investigações adicionais buscam comprovar se houve desvio, venda ou aluguel do arsenal para o crime organizado, já que o suspeito possui antecedentes de agressão e boletins de ocorrência relacionados ao desaparecimento de documentos.

Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 17 anos, o GIRO noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, juntam-se a eles, as cidades de Jundiaí, São Paulo e Taboão da Serra.

Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.