Zuffa deve pedir apoio de Furlan contra fogos com ruídos

Festa de São João pode ter fogos silenciosa se Lei for aprovada - Foto: Secom




O vereador de Barueri Wilson Zuffa (PRB) deve buscar apoio do prefeito Rubens Furlan (PSDB) para conseguir aprovar o fim do uso de fogos de artifício com ruídos na cidade. O parlamentar apresentou o PL 02/2019 que estabelecia a proibição, mas, a proposta foi rejeitada por 11 dos 21 vereadores.

Ao Giro S/A, Zuffa explicou que a medida visa proteger as crianças que sofrem de autismo, idosos e os animais de estimação, que segundo ele, são os principais prejudicados com o alto ruído. "A medida não acaba com o show pirotécnico, mas sim, com ruídos. Além disso, já presenciei algumas crianças autistas sofrendo de crises com o alto ruído dos fogos, é algo desesperador para os pais", revela acrescentando que deve procurar a administração. "Existe um projeto igual na Secretaria de Meio Ambiente, então, devo conversar como secretário e com o prefeito para que a proposta seja enviada a Casa, pois, precisamos dar voz a essa parte da sociedade", explica.

Zuffa garantiu ainda que se não tiver sucesso, junto ao Executivo, deve apresentar a proposta novamente no começo de 2020. Esse é o tempo legal, segundo o regimento interno da Câmara, para reapresentar uma proposta rejeitada em plenário. "Caso não consiga que a proposta seja enviada pelo Executivo, reapresentarei no ano que vem", finaliza.
Na região, projetos semelhantes foram apresentados nas Câmaras de Osasco, Itapevi e Cotia.

Veja também: