Destaque 

PSDB conquista mais apoio de prefeitos da região

Foto: Gabriel Cardoso/SBT

O PSDB é o partido que mais conseguiu apoio de prefeitos nas cidades da região para os candidatos a governador e presidente. No total são três chefes do Executivo que apoiam, publicamente, os tucanos Geraldo Alckmin para presidente e João Doria no Estado. Entre eles estão: Rubens Furlan (PSDB/Barueri), Elvis Cezar (PSDB/Parnaíba), Rogério Franco (PSD/Cotia). A lista de apoio a João Doria também conta com o nome do prefeito de Itapevi, Igor Soares (Pode), que não apoia a candidatura de Márcio França (PSB) nome defendido pelo Podemos.

Em segundo lugar aparece o atual governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que concorre à reeleição. Ele tem o apoio de três prefeitos: Rogério Lins (Pode/Osasco), Paulo Barufi (PTB/Jandira) e Marcos Neves (PV/Carapicuíba).

Em contrapartida, os candidatos Luiz Marinho (PT) e Paulo Skaf (MDB) não contam com apoio de prefeitos da região.

Em comparação com a eleição de 2014, o PSDB mantém a liderança, já na época tinha o apoio dos prefeitos de Barueri, Cotia e Parnaíba. O partido que mais perdeu apoio foi o PT, que na última eleição tinha apoio dos prefeitos de Osasco e Carapicuíba – Jorge Lapas e Sergio Ribeiro, respectivamente.

Alianças em Xeque

Para o cientista político Gerson de Moraes, a busca de apoio dos prefeitos se deve à quantidade de eleitores. "Se o prefeito é bem avaliado e comanda uma cidade populosa, o candidato se interessa em participar de atividades na região, pois vai angariar mais votos", explica, defendendo que a eleição de 2018 será um divisor de águas nessa questão. "Estamos vivendo um embate midiático. Temos dois extremos, o Alckmin que tem mais tempo de televisão devido às coligações, mas não cresce, enquanto o Bolsonaro, que não tem muito tempo, vem crescendo, pois os eleitores ativos estão na internet. Então, acredito que nas próximas eleições essa questão de aliança será revista pelos partidos", disse.