Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

PL obriga comunicação de casos de violência contra a mulher

Logo Giro

Segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) o Projeto de Lei 2538/2019, de autoria da deputada federal, Renata Abreu, que obriga os profissionais da Saúde a comunicarem, no prazo de 24 horas, as autoridades policiais sobre indícios de violência contra a mulher. A medida foi aprovada nos plenários do Senado e da Câmara dos Deputados.

Segundo a deputada a medida tem por finalidade garantir a comunicação dos casos de violência para as medidas cabíveis, tanto de punição ao agressor como de assistência à vítima sejam garantidas. “Nossos dados são subestimados, por exemplo, somente 10 % das mulheres estupradas no Brasil procuram as autoridades policiais e esses covardes não podem continuar nas ruas”, explica acrescentando que muitas mulheres, por vergonha, deixam de registrar os casos de violência. “Infelizmente, a maioria das mulheres agredida, por medo ou vergonha, deixa de registrar o boletim, mas buscam o apoio médico por causa das lesões. É essa lacuna que temos que preencher: um canal de comunicação entre hospitais e delegacias. Com as informações, as autoridades podem agir para prender o criminoso, além de melhorar a adoção de medidas preventivas e protetivas”, completa.

Na tribuna da Câmara, a deputada comemorou a aprovação da medida. “Todos os dias nos deparamos com os casos de violência contra a mulher. E os números são alarmantes. Hoje, mais de 500 mulheres vítimas de violência por hora no Brasil; 13 são mortas por dia; e 61 mil por ano. Isso são apenas os casos registrados. Se levarmos em conta os não notificados, tenho certeza que serão quatro vezes mais. Temos que dar um basta nisso”, finaliza.

Receba nossas notícias em seu e-mail

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.