Em Jandira, projeto prevê apreensão e multa para quem “pegar rabeira” em veículos

Projeto pretende proibir a prática na cidade, visando à conscientização e prevenção de acidentes; texto prevê apreensão de equipamentos e multa em caso de flagrante  
Vereador Franklin é autor da medida que seguiu para a sanção do prefeito (Divulgação/CMJ)

Seguiu para análise do prefeito de Jandira, Henri Sato (PSDB), o Projeto de Lei 30/2022, de autoria do vereador Franklin Venancio (sem partido), que proíbe a prática de pegar rabeira em veículos automotores. A finalidade é coibir o ato, prevenir acidentes e conscientizar os ciclistas e motociclistas do perigo que tal atividade representa. A proposta foi aprovada por unanimidade. 

Na tribuna, o vereador aproveitou para enfatizar os riscos da prática e explicou que qualquer movimento brusco do veículo que faz, o "reboque" põe em risco a vida de quem está sendo carregado, assim como das demais pessoas presentes na via pública.

"Como já é de conhecimento da população, recentemente um adolescente veio a óbito na Via Expressa de Jandira pegando rabeira em caminhão. Infelizmente, a gente não teve tempo hábil de fazer o projeto antes dessa tragédia acontecer. Tenho certeza que, a partir de agora, os jovens vão pensar duas vezes e compreender que a multa ou a apreensão da bicicleta são para o bem deles. Espero também que a gente consiga fazer um trabalho de conscientização nas escolas municipais e estaduais acerca dessa Lei, mostrando a importância de preservar a própria vida", comentou.

Além de estabelecer a apreensão de equipamentos (como bicicletas, patinetes, patins etc), a matéria também prevê a aplicação de multa. Autoriza ainda a abordagem do infrator por parte da Guarda Civil Municipal e, dependendo da idade, o encaminhamento ao Conselho Tutelar ou à Delegacia de Polícia.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 03 Julho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://girosa.com.br/