Logo Giro
Search
Close this search box.
giro

“Amanhã é dia de branco”, diz deputado em evento. Frase gera revolta nas redes sociais

Logo Giro
Deputado utilizou a expressão durante evento em Santana de Parnaíba (Divulgação/Reprodução Redes Sociais)

Você já escutou a expressão “amanhã é dia de branco”. Esse foi o termo utilizado pelo deputado Cezar (PDT), na noite segunda-feira (4), durante o evento de oficialização da pré-candidatura de Elvis Cezar (PDT), ao governo do estado de São Paulo. A expressão tem diversas explicações. Uma delas remete à época dos escravos, quando se qualificam as pessoas pela cor da pele. A expressão significa que pessoas negras seriam as preguiçosas, enquanto as pessoas brancas seriam aquelas que de fato trabalhavam.

Durante o discurso no palanque, o deputado Cezar elogiou a quantidades de pessoas que compareceram ao evento no inicio na semana, mas acabou utilizando, talvez de forma equivocada, a expressão errada. “Só mesmo o Elvis para trazer todo esse povo aqui em uma segunda-feira, não é mesmo. Então, as pessoas que faltam falar que nos perdoem, porque amanhã é dia branco, não é mesmo”, disse. (Veja o vídeo abaixo)

Outra explicação, é que a afirmação “amanhã é dia de branco” foi criada em alusão ao uniforme da marinha. Outra justificativa para a declaração é feita com menção a nota de mil cruzeiros, que possuía a estampa do Barão do Rio Branco e, portanto, usava trajes brancos. 

Em suma, dizer que o dia posterior é “de branco” significa que é um dia de trabalho ou de ganhar dinheiro. Mas, sabe-se que tal dito popular foi ganhando sentidos preconceituosos, uma maneira de demonstrar a “inferioridade dos negros”.

Receba nossas notícias em seu e-mail